Sul

Área 570.409km²s
(6,7% do território nacional)
Habitantes 26.729.883
(14,4% da população nacional)
Estados Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Clima Subtropical Úmido

Sul

Belezas naturais e riqueza cultural compõem um cenário privilegiado e surpreendente na região Sul. Diversidade étnica, paisagens litorâneas e serranas, forte influência das colonizações italiana, germânica e açoriana, três capitais de referência nacional e um clima subtropical com estações bem definidas – diferente das demais regiões brasileiras, de clima tropical – caracterizam os estados do Rio Grande do Sul (RS), de Santa Catarina (SC) e do Paraná (PR). A região, cuja base da economia é a indústria, a pecuária e a agricultura, tem área de 576 mil km² e população de 27 milhões de habitantes.

Porto Alegre e Curitiba, capitais do RS e do PR, têm regiões metropolitanas com mais de 2 milhões de habitantes. São pólos industriais e financeiros de seus estados e oferecem boa infra-estrutura cultural e gastronômica. Florianópolis, capital catarinense, é menor: sua região metropolitana ainda não alcança 1 milhão de habitantes. Com a maior parte do território situada numa grande ilha costeira, tem uma combinação rara de belezas naturais e patrimônio histórico com grande poder de atração.

Além das capitais, os três estados do Sul possuem destinos turísticos qualificados, com diferentes atrativos. As serras do RS e de SC encantam os visitantes com suas paisagens naturais exuberantes e cidades com clima de montanha.

No RS, destacam-se as charmosas cidades de Gramado e Canela – de colonização alemã. A partir delas, é possível fazer bons roteiros pelos caminhos da colonização italiana de Bento Gonçalves – pólo vinícola do país – e Caxias do Sul, segunda maior cidade do estado.

Em SC, a região serrana tem características distintas: cenários naturais mais grandiosos, com cidades menores, onde as influências alemã e italiana dão lugar a uma cultura campeira, com destaque para o turismo rural realizado em hotéis-fazendas. As altitudes são maiores e faz mais frio – neva todos os anos na região.

Entre as serras de SC e RS, os majestosos cânions dos Aparados da Serra desenham a divisa natural entre os dois estados.

No PR, a maior atração natural está localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. O espetáculo das águas nas Cataratas do Iguaçu atrai mais de 1 milhão de turistas estrangeiros todos os anos.

Além da capital Florianópolis, o litoral catarinense possui outras belíssimas cidades litorâneas espalhadas numa costa com mais de 500 km, na qual se destacam as praias e a infra-estrutura de Balneário Camboriú e região. A costa litorânea do PR, apesar de bem menor, guarda uma jóia do ecoturismo brasileiro, a Ilha do Mel, situada na cidade histórica e portuária de Paranaguá.