Norte

Área 3.869.637km²
(45,5% do território nacional)
Habitantes 15.023.331
(8,3% da população nacional)
Estados Acre
Amazonas
Amapá
Pará
Rondônia
Roraima
Tocantins
Clima Equatorial Úmido

Norte

Aqui fica a Amazônia, ecossistema que reúne a maior floresta e o maior rio do mundo em volume de água, um patrimônio ecológico imensurável em biodiversidade. Nestas imensidões, tudo é superlativo. A Floresta Amazônica representa mais de um terço das florestas tropicais do planeta. O Rio Amazonas, com 6.437 km – apenas um entre as dezenas de grandes rios que se escondem na floresta –, sozinho despeja no mar 20% do volume de todos os rios da Terra. A Amazônia concentra cerca de 20% de todas as espécies de seres vivos do planeta – só de peixes, são 1,5 mil espécies, quantidade superior à existente no Oceano Atlântico.

Visitar a Amazônia é uma experiência única.

Ao todo, são sete estados – Amazonas (AM), Pará (PA), Tocantins (TO), Rondônia (RO), Roraima (RR), Acre (AC) e Amapá (AP) –, distribuídos por 3,9 milhões de km², área equivalente a quase metade do território brasileiro (45,3% do total), com a menor densidade demográfica do país – os 15 milhões de habitantes representam apenas 8% da população brasileira. As distâncias são tão grandes que se medem pelo tempo de navegação. O clima é equatorial, quente e úmido.

Duas capitais se destacam na região. A maior, Manaus (AM), tem 1,6 milhão de habitantes. Situada no coração da floresta, à beira do rio Amazonas, só é acessível com barcos ou aviões. A cidade viveu seu apogeu no Ciclo da Borracha (Século XIX) – o imponente Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, simboliza esta fase de prosperidade. Em seus arredores, ficam os lodges (hotéis de selva) muito procurados por turistas estrangeiros. Belém (PA) possui 1,4 milhões de moradores e, por sua posição estratégica, é a porta para este universo desde sua fundação, em 1616. A movimentação no Mercado Ver-o-Peso, que encanta turistas ainda hoje, ocorre há quase 400 anos. Nas duas cidades, o espetáculo do porto fluvial cheio de embarcações de todos os tipos é inesquecível. A saborosa culinária local é a mais exótica do Brasil.

As outras cinco capitais são Palmas (TO), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Rio Branco (AC). Além das capitais, há outras localidades de interesse turístico na região, com destaque para o parque ecológico do Jalapão (TO) e cinco cidades situadas às margens do rio Amazonas: Barcelos (AM), famoso pólo de pesca esportiva; Parintins (AM), onde é realizado anualmente o festival folclórico de boi-bumbá que hoje é a segunda maior festa popular do país; Tefé (AM), sede do Instituto Mamirauá, que proporciona uma experiência única de contato com a floresta; Santarém (PA), onde fica a linda praia de Alter do Chão, e Marajó (PA), insólita ilha na confluência do rio Amazonas com o Oceano Atlãtico.