Tocantins

Área 277.620km²
(25% do território nacional)
Habitantes 1.305.728
(5% da população nacional)
Capital Palmas

Tocantins

Jalapão / Mateiros

Além da beleza da paisagem, composta por chapadões, dunas, rios, riachos, lagos e cachoeiras, o Parque Estadual do Jalapão é reduto de muitas espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro e a onça-pintada.

A criação do parque, em 2001, reforçou a condição de destino apreciado pelos adeptos do ecoturismo e por praticantes de esportes radicais. Há extensas trilhas e estradas de terra que devem ser percorridas em um veículo com tração nas quatro rodas e com a companhia recomendada de um guia da região, devido à possibilidade real de se perder entre tantos caminhos.Agência especializada que opera na região organiza safáris ecológicos, rafting e outros tipos de programa destinados a aventureiros.

O parque abrange cinco municípios, dos quais Mateiros é o mais central e Ponte Alta do Tocantins é passagem obrigatória, por ser a porta de entrada do parque. Os outros são Aparecida do Rio Novo, Novo Acordo e São Félix do Jalapão.

Jalapão / Mateiros

Principais Cidades

Mateiros

“Coração” do Jalapão, Mateiros possibilita o acesso às principais atrações do parque, como a Cachoeira da Velha, o Fervedouro e as dunas formadas por areias com inusitada coloração alaranjada. Localizada a 170 km da entrada do parque, em Ponte Alta do Tocantins, Mateiros tem a baixíssima densidade demográfica de 0,2 habitante por km2 – ou, invertendo a lógica, 4,9 km2 para cada um dos 1.953 habitantes. Há apenas uma pousada e um restaurante no município.

Ponte Alta do Tocantins

À margem do rio Ponte Alta, a pequena cidade é a porta de entrada para o Parque Estadual do Jalapão. Em mais de um século de ocupação, desde que os primeiros moradores – fazendeiros, caçadores, canoeiros e pescadores – desbravaram o lugar e iniciaram o povoado, a população subiu apenas para os atuais 6,5 mil habitantes. Apesar do número crescente de visitantes, há ainda poucas pousadas e restaurantes.


Voltar

Jalapão / Mateiros

Principais Atrativos

Cachoeira da Velha

Apesar da denominação no singular, trata-se de um conjunto de quedas d'água com 100 m de largura e 25 de altura. Há passarela e mirantes. Quem quiser pode tomar banho na Prainha da Velha, de areias claras e finas, 500 metros rio abaixo. Acesso pela TO-255, a partir de Ponte Alta do Tocantins.

Cachoeira da Formiga

Com águas cristalinas e de tom azulado, possibilita um refrescante banho no remanso da queda. A 27 km de Mateiros pela estrada que leva a São Félix do Jalapão. Fervedouro Piscina natural de água morna e borbulhante que massageia o banhista e não o deixa afundar. Acesso pela TO-255, a partir de Mateiros.

Dunas

Com 40 m de altura nas partes mais altas, diferenciam-se pela atípica coloração alaranjada, que dá ao visitante a curiosa sensação de estar em um deserto ou até mesmo em outro planeta. O acúmulo de areia é conseqü.ncia da decomposição do arenito da Serra do Espírito Santo. Acesso pela TO-255, a 30 km de Mateiros.


Voltar

Jalapão / Mateiros

Atividades

Rafting no Rio Novo

A descida pelo rio Novo, afluente do Tocantins, pode ser feita em quatro dias, com início no município de Mateiros e término nas proximidades da Cachoeira da Velha, e acampamentos no roteiro. Há uma operadora especializada na região que organiza a aventura.


Voltar

Jalapão / Mateiros

Compras

Artesanato (Capim Dourado)

As peças de capim dourado produzidas pela comunidade quilombola Mumbuca são tão belas que parecem ser feitas de ouro. Estão à venda na própria comunidade, localizada na estrada para São Félix do Jalapão, e em diversos revendedores em todas as cidades do parque.


Voltar

Jalapão / Mateiros

Acessos

Por via rodoviária

De Palmas para Ponte Alta do Tocantins: TO-050, depois TO-255.
De Ponte Alta para Mateiros: TO-255 (estrada de chão; tráfego apenas com veículos 4x4).

Distâncias

Palmas-Ponte Alta do Tocantins: 200 km
Ponte Alta do Tocantins-Mateiros: 170 km


Voltar