Tocantins

Área 277.620km²
(25% do território nacional)
Habitantes 1.305.728
(5% da população nacional)
Capital Palmas

Norte

Tocantins

Mais jovem estado da federação brasileira, o Tocantins tem apenas 20 anos de existência – foi desmembrado de Goiás em 1988. Sua capital, Palmas, é uma cidade igualmente jovem, projetada e construída para ser a sede administrativa do novo estado.

Com área de 277,6 mil km² e população de 1,3 milhão de habitantes, o Tocantins tem a economia baseada na agropecuária, mas o turismo ganha importância cada vez maior. Belezas naturais, ainda intocadas, estão à espera de visitantes dispostos a enfrentar certa dose de aventura. O Parque Estadual do Jalapão, com 34 mil km², é um excelente cenário para a prática do off-road, com chapadas, dunas e trilhas entrecortadas por rios, cachoeiras e riachos.

O Tocantins concentra grande número de comunidades quilombolas. Uma delas é a de Mumbuca, situada no coração do Jalapão. Com cerca de 200 habitantes descendentes de negros e indígenas, tornou-se especialmente reconhecida pelo domínio da delicada técnica de manuseio de capim dourado, matéria-prima de um dos tipos de artesanato mais admirados no país, produzido exclusivamente na região.

O estado tem duas estações bem distintas – a seca, entre maio e outubro, e a chuvosa, entre novembro e abril. A vegetação característica é a do Cerrado – o Tocantins é o único estado da região Norte em que a cobertura da Floresta Amazônica não é predominante. Mas a floresta cobre a parte Noroeste do estado. A transição acontece na Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, com 2 milhões de hectares, situada no rio Araguaia – sua vegetação mistura elementos da Floresta Amazônica e do Cerrado, os dois principais biomas brasileiros.