São Paulo

Área 248.209km²
(2,9% do território nacional)
Habitantes 40.442.795
(22,5% da população nacional)
Capital São Paulo

Sudeste

São Paulo

São Paulo recebe diariamente milhares de visitantes – do Brasil e do exterior – atraídos por inúmeros eventos e feiras dos mais variados segmentos: cultura, lazer, moda, gastronomia, esportes.

Cosmopolita, industrializado e rico – São Paulo é responsável por 32% do PIB do país –, com 41 milhões de habitantes, o estado também é o principal emissor turístico do país. Para atender e dar suporte a esses milhares de viajantes, o setor desenvolveu a maior rede nacional de agências e operadoras de turismo.

Esse contraponto – pulsando como um coração – confere a São Paulo importância incomum na complexa trama que forma o conjunto de atividades turísticas.

A capital, São Paulo – a maior cidade brasileira e quarta maior do mundo, com 11 milhões de habitantes – destaca-se também pela intensa vida cultural, pela vida noturna e gastronômica, com centenas de boas opções entre casas de espetáculos, boates, bares e restaurantes das mais diversas especialidades.

Os atrativos espalham-se pelos arredores da capital e pelo interior do estado. Campos do Jordão, cidade de montanha onde a temperatura cai a zero grau durante o inverno, atrai, todos os anos, mais de um milhão de turistas. A cidade de Brotas é tida como destino preferencial para a prática de esportes radicais. Aparecida é o principal destino de turismo religioso no Brasil. Os fãs de rodeios não perdem a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

No litoral paulista, a encantadora Ilhabela – maior ilha costeira do Brasil – divide as preferências com outras cidades: Santos, Guarujá, São Vicente, São Sebastião, Ubatuba, Cananéia e Iguape.