Sergipe

Área 21.910km²
(0,2% do território nacional)
Habitantes 1.967.791
(1,1% da população nacional)
Capital Aracaju

Sergipe

Aracaju

Pequena e até pouco tempo ausente dos principais roteiros turísticos do Nordeste, Aracaju é uma das capitais mais seguras do litoral nordestino. Cidade planejada, tem 520 mil habitantes distribuídos em 174 km², apresenta boas opções de hospedagem, praias movimentadas, restaurantes bem qualificados e avenidas largas e limpas, com um trânsito sem estresse.

Seu nome deriva da expressão tupi-guarani “ará acaiú”, que significa “cajueiro dos papagaios”. Até o Século XIX, o povoado de Santo Antônio de Aracaju não passava de um aglomerado de casas de pescadores, ocupando uma área de mangue entre a foz dos rios Sergipe e Vazabarris. Em 1855, foi repentinamente elevada à categoria de cidade e capital da província, em substituição a São Cristóvão, pela necessidade de um porto marítimo que melhor escoasse a produção açucareira da região. Com o aterramento ordenado do terreno, surgiu uma capital bem planejada e distribuída, com bastante espaço para o desenvolvimento futuro.

Mesmo na alta temporada, as praias de Aracaju são tranqüilas em relação a outras do Nordeste, e a estrutura turística e de lazer da orla marítima, na Praia de Atalaia, não encontra similar em toda a região. Recentemente remodelada, oferece tanto ao visitante quanto ao morador da capital inúmeras opções de lazer, como pistas de cooper e ciclovia, canchas de esporte, kartódromo, oceanário e centros de artesanato, além de bares e restaurantes para todos os gostos e orçamentos.

Para quem está em Aracaju, uma excelente opção de passeio de um dia é conhecer as pequenas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, localizadas a cerca de 30 km do centro da capital. São localidades bucólicas que guardam um precioso acervo arquitetônico – igrejas, casarios e museus dos séculos XVII e XVIII.

Aracaju

Principais Atrativos

Praias

Das praias da capital, a mais badalada é Atalaia, tanto durante o dia quanto à noite. Sua orla reúne equipamentos esportivos e várias opções culturais e de lazer, além de concentrar a maior parte dos hotéis, restaurantes e bares da cidade. Ali fica a “Passarela do Caranguejo”, uma seqüência de bares especializados na iguaria predileta dos sergipanos, centro da agitação noturna da capital. Com 17 km de extensão, a costa entre a foz dos rios Sergipe e Vaza-barris inclui ainda as praias de Aruana, do Robalo, do Sarney, dos Náufragos, do Refúgio, dos Artistas (conhecida como Havaizinho pelos surfistas) e Coroa do Meio, alternando trechos dominados por bares e guarda-sóis com outros de dunas e coqueirais semidesertos. Ao Norte, além do Porto de Sergipe, fica a Praia de Pirambu, ponto de desova das tartarugas marinhas. Para o Sul, ficam as praias de Caueira, Abaís e a do Saco, junto à divisa com a Bahia.

Oceanário de Aracaju

Mantido pelo Projeto Tamar, que atua na preservação de tartarugas marinhas, o oceanário tem 18 aquários de água doce e salgada com tartarugas de vários tamanhos, tubarões e peixes da fauna local, além de loja para a venda de produtos do projeto. Avenida Santos Dumont (orla de Atalaia). De terças a sextas, das 14h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 21h.

Parque da Cidade

É um dos locais mais bonitos e agradáveis de Aracaju. Localizado no centro da cidade, possui agradável área verde com pistas de esporte, teleférico, zoológico, centro de equoterapia e mirante com privilegiada vista das redondezas da capital, além da estátua de N.S. da Conceição, padroeira da capital. Catedral Metropolitana Construída em 1862 e tombada pelo patrimônio histórico, possui interessantes pinturas em seu interior. A arquitetura reúne traços neoclássicos e neogóticos, e ao seu redor espalha-se uma praça e casarios populares que datam da época da fundação da cidade. Parque Teófilo Dantas – Centro.

Museu do Homem Sergipano

O acervo reúne peças arqueológicas e folclóricas. No museu também funcionam uma biblioteca e espaços para exposições de arte temporárias. Rua Estância, 228, Centro. Abre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Museu Memorial de Sergipe

Um passeio pela história e cultura de Sergipe. São mais de 5 mil peças do artesanato, folclore regional, cangaço e paleontologia. Na sala Rosa Faria, pinturas em porcelana retratam cidades sergipanas do início do Século XX. Avenida Beira-mar, 626. De terça a sábado, das 9h às 18h; segunda, das 14h às 18h.

Igreja São Judas Tadeu

Erguida no alto de um morro, a construção oferece vista panorâmica da cidade. É também conhecida como Igreja dos Capuchinhos e tem vitrais no teto que refletem raios coloridos do sol. Rua Bolívia – Bairro América.

Passeios de barco

Operadoras locais oferecem opções de passeios até a foz do rio São Francisco ou até a famosa praia de Mangue Seco, na Bahia. Os barcos para a foz do São Francisco partem de Brejo Grande (135 km de Aracaju) e o passeio tem duração de 10h, com paradas para banho nas encantadoras lagoas formadas pelo rio. Já o roteiro pelos cânions do lago da Hidrelétrica de Xingó, que inclui uma visita à impressionante Gruta do Talhado, partem de Canindé do São Francisco (198 km de Aracaju) e tem 12h de duração. Os barcos para Mangue Seco (110 km) partem da localidade de Mosqueiro, ao Sul de Aracaju, e seguem pelo rio Piauitinga até a foz do rio Real, na divisa com a Bahia.


Voltar

Aracaju

Gastronomia

Como em outras cidades nordestinas, a gastronomia em Aracaju é caracterizada por pratos da culinária sertaneja, como a carne de sol, a macaxeira, o bode assado e o pirão. Também há grande variedade de peixes, muito camarão, lagosta e, principalmente, o caranguejo, iguaria preferida do sergipano do litoral. O centro gastronômico é a Praia de Atalaia, onde o visitante encontra restaurantes que servem tanto a deliciosa comida regional como os mais diversos pratos internacionais.

Voltar

Aracaju

Artesanato

Existem inúmeras opções para a compra do artesanato tipicamente nordestino, com destaque para a cerâmica, redes, bordados e peças feitas a partir de fibras. Localizado no centro da cidade, o Mercado Municipal engloba três mercados distintos – o Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco – e se constitui em importante ponto turístico de Aracaju, destinado ao comércio de artesanato, comidas, frutas e produtos típicos da cultura sergipana.

Voltar

Aracaju

Negócios e Eventos

O Centro de Convenções de Sergipe, localizado no Distrito Industrial de Aracaju, fica a 10 minutos do centro da cidade e a 15 minutos do Aeroporto Santa Maria e da Praia de Atalaia. Possui um pavilhão para exposições e feiras com 5.050 m² e quatro auditórios. Além disso, está interligado com o Teatro Tobias Barreto, com capacidade para 1.350 pessoas, e que também pode ser adaptado para eventos. Av. Presidente Tancredo Neves, s/nš.

Voltar

Aracaju

Arredores

SÃO CRISTÓVÃO

São Cristóvão é uma das cidades mais antigas do país. Fundada em 1590, foi capital de Sergipe até 1855, quando o governo estadual foi transferido para Aracaju. Deste passado, guarda importante acervo histórico-cultural, impresso em igrejas e casarios coloniais. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1939, São Cristóvão fica a apenas 30 km de Aracaju e tem hoje 71 mil habitantes, sendo uma cidade bucólica, com ruelas estreitas e antigos casarios, boa opção para quem deseja conhecer um pouco mais da história do Brasil Colônia. Os principais atrativos de São Cristóvão são as construções do centro histórico, igrejas e prédios construídos nos séculos XVII e XVIII. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, construída em 1608, fica na Praça da Matriz, onde também se localizam os principais órgãos municipais, todos sediados em construções históricas. Na Praça São Francisco ficam o Museu de Arte Sacra (o terceiro mais importante do Brasil) e o Museu Histórico, instalado no antigo Palácio Provincial do Século XIX, que serviu de residência para o Imperador Pedro II durante visita à cidade, em 1860. Também nesta praça está a Igreja de Nossa Senhora da Visitação, erguida no Século XVII. Outras igrejas que merecem ser visitadas são a Igreja do Rosário dos Pretos (1645), na Rua do Rosário; a do Senhor dos Passos (1739), na praça de mesmo nome, também conhecida como Carmo Pequeno; e a de Nossa Senhora do Amparo, na Rua das Flores. Na entrada da cidade, a 2 km do centro histórico, fica o Cristo Redentor, erguido em 1924 sobre as bases da antiga capela de São Gonçalo pelo arquiteto italiano Belando Beladini.

LARANJEIRAS

Localizada a apenas 23 km de Aracaju, o município de Laranjeiras integra, junto com São Cristóvão, o roteiro de turismo histórico da capital de Sergipe. Em suas ruelas de pedra bruta destacam-se o conjunto de igrejas e casarios dos séculos XVIII e XIX, algumas delas construídas pelos jesuítas na época do Brasil Colônia, outras que remetem à época dos grandes engenhos de açúcar. Do conjunto de templos barrocos, os mais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Comandaroba (1734), a Matriz do Sagrado Coração de Jesus (1791), a Igreja de Nossa Senhora do Bonfim e a Capela de Sant'Aninha, algumas localizadas na área rural e com acesso precário. Três museus merecem destaque. O mais interessante é o Museu Afrobrasileiro, que reúne artefatos, indumentárias e documentos que retratam desde lembranças da escravidão até os cultos africanos professados pelos negros da região. O Museu de Arte Sacra também é relevante, com acervo composto de peças do Século XVII oriundas das igrejas do Vale do Cotingüiba. O Museu João Ribeiro expõe objetos e obras do escritor (que foi membro destacado da Academia Brasileira de Letras) na própria casa onde ele viveu.

Voltar

Aracaju

Acessos

Por via rodoviária

Aracaju liga-se às principais capitais brasileiras pelas BRs 101 e 235. O acesso para São Cristóvão e Laranjeiras é a BR-101.

Por via aérea

O Aeroporto de Aracaju, oficialmente chamado de Aeroporto Santa Maria, fica a 10 km do centro da cidade e recebe vôos regulares das principais capitais do país.

Distâncias de Aracaju

Brasília: 1.741 km
Rio de Janeiro: 1.855 km
São Paulo: 2.168 km
Salvador: 337 km
Maceió: 290 km
São Cristóvão: 30 km
Laranjeiras: 23 km

Voltar