Sergipe

Área 21.910km²
(0,2% do território nacional)
Habitantes 1.967.791
(1,1% da população nacional)
Capital Aracaju

Nordeste

Sergipe

O menor dos 26 estados brasileiros tem apenas 22 mil km² de área e menos de 2 milhões de habitantes, com uma economia baseada na prestação de serviços, na produção agrícola e na extração de petróleo e gás natural, setor no qual já é o terceiro maior produtor nacional. A atividade turística em Sergipe ainda é recente – só agora seus belos cenários naturais e cidades históricas repletas de tesouros arquitetônicos começam a ser descobertos.

A capital, Aracaju, com 520 mil habitantes, é uma cidade planejada, tranqüila e segura, com largas avenidas por onde os carros trafegam com facilidade. A orla marítima é extensa e inclui várias praias, com destaque para a Praia de Atalaia, centro turístico e social da cidade, com bons hotéis, bares e restaurantes especializados na saborosa culinária sergipana. Aracaju também possui interessantes mercados e uma área urbana bem distribuída – fazer turismo na cidade é uma experiência gratificante.

Outros atrativos turísticos de Sergipe podem ser encontrados nas cidades históricas de São Cristóvão – primeira capital do estado, tombada como monumento nacional – e Laranjeiras. Localizadas a poucos quilômetros do centro de Aracaju, ambas viveram seu apogeu durante o Ciclo do Açúcar (Século XVIII até meados do Século XIX) e preservam um patrimônio arquitetônico inestimável em museus, igrejas e casarios coloniais.