Santa Catarina

Área 95.346km²
(1,1% do território nacional)
Habitantes 5.866.568
(3,2% da população nacional)
Capital Florianópolis

Sul

Santa Catarina

Com apenas 95,4 mil km² – correspondente a 1% do território nacional – e 6 milhões de habitantes, Santa Catarina se destaca pela diversidade geográfica e cultural. As belezas naturais são muitas: o estado tem 560 km de costa litorânea – com mais de 500 praias – e regiões serranas que misturam a atmosfera campeira, o charme de cidades de montanha com construções de origem européia e paisagens de cachoeiras, rios, lagoas e matas. Além disso, o clima é temperado, com as quatro estações bem definidas. A multiplicidade dos cenários permite a prática de várias modalidades de esportes radicais e atividades ao ar livre.

Colonizada por imigrantes europeus de origens diversas – açorianos, alemãs, italianos, ucranianos e poloneses, entre outros –, Santa Catarina exibe uma rica topografia cultural, que se reflete na variada gastronomia, no patrimônio histórico legado pelos diferentes povos que ajudaram na formação do estado e num calendário de festas típicas que atraem mais de 1 milhão de pessoas todos os anos.

A capital, Florianópolis, e Balneário Camboriú estão entre os destinos turísticos mais visitados do Brasil. São cidadespólo de regiões que reúnem praias, belezas naturais e excelente infra-estrutura para o turismo de sol e mar, aventura, negócios e eventos. Nos meses entre o Natal e o Carnaval, o litoral catarinense atrai mais de 3 milhões de veranistas, boa parte deles estrangeiros.

A Serra catarinense é a região mais fria do Brasil, única no país onde neva todos os anos. Aqui surgiu o turismo rural, no qual o visitante experimenta o cotidiano da vida campeira em hotéis-fazenda.