Rio Grande do Sul

Área 281.748km²
(3,3% do território nacional)
Habitantes 10.845.087
(6% da população nacional)
Capital Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Gramado, Canela e região

Gramado e Canela são charmosas cidades de montanha com uma atmosfera romântica e aconchegante em que predominam as marcas da imigração alemã. Jardins floridos, a acolhedora arquitetura enxaimel, telhados alpinos com lambrequins e campanários, o clima frio, as ruas impecavelmente limpas e a culinária típica com sotaque germânico – como apfelstrudel (folhado de maçã) e schimier (geléia) –, o requintado artesanato de bonecos, cristais, porcelanas, velas, tapeçarias, confecções de malha e fábricas de chocolate caseiro criam a sensação de que o visitante está numa cidade européia.

Gramado tem uma população de 34 mil habitantes e concentra os bares e cafés da moda, a maioria ao longo da Rua Coberta. A alta temporada ocorre no inverno, nas férias de julho, época em que as temperaturas alcançam índices negativos, com a eventual incidência de neve. Em agosto, o Festival Internacional de Cinema movimenta a cidade e atrai visitantes de todo o Brasil e da América Latina, que encontram variadas opções de lazer, entre elas boas casas noturnas.

Unida a Gramado por uma avenida de 6 km, Canela tem 40 mil habitantes e uma paisagem ao mesmo tempo bucólica e exuberante de montanhas, vales e cachoeiras que pode ser facilmente observada nos muitos parques que convidam ao ecoturismo, com destaque para a Cascata do Caracol, com 131 m de altura, cartão-postal da cidade e o ponto turístico mais visitado do estado.

Pela proximidade, tanto faz ficar numa ou noutra cidade, é como se fossem uma só. Ambas têm ótima rede hoteleira e gastronomia variada, com destaque para as casas especializadas em fondue e no chocolate produzido na região. Mas a maior parte dos restaurantes oferece a farta culinária italiana – o prato principal é o Galeto ao primo canto, acompanhado de polenta frita, salada de batata com maionese, radicci com bacon e vários tipos de massa.

Gramado e Canela se especializaram em encantar os turistas; por isso, recebem visitantes o ano inteiro. Fora do inverno, duas datas comemorativas também lotam os hotéis. Uma delas é a Páscoa, por causa da fabricação de chocolate caseiro. Outra é o Natal. As duas cidades se enfeitam com decorações especiais para estas ocasiões. Além disso, Gramado tem um parque temático dedicado ao Papai Noel e Canela outro, da Mamãe Noel. Espetáculos especiais, show de luzes e as ruas iluminadas encantam os visitantes.

Gramado, Canela e região

Principais Atrativos

GRAMADO

Lago Negro

O lago foi criado após um incêndio que destruiu a mata existente na região. Na decoração de suas margens foram utilizadas árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Rua A. J. Renner. Aberto 24h. Pedalinhos: 8h30 às 19h.

Mini Mundo

Cidade em miniatura ao estilo Legoland, na Dinamarca, com réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas. Rua Horácio Cardoso, 291. Diariamente, das 13h às 17h.

Parque Knorr e Aldeia do Papai Noel

A grande atração do parque é a Aldeia do Papai Noel, um mundo de encanto e fantasia. A Fábrica de Brinquedos, onde se pode observar o bom velhinho e seus ajudantes trabalhando, tem 700 m². A Casa do Papai Noel, construída em 1940, é a primeira da região em estilo da Bavária. Há ainda a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos e o mirante de onde se avista o Vale do Quilombo. Rua Bela Vista, 353. Segunda a sexta (exceto quarta): das 13h30 às 21h30; sábado, domingo e feriados, das 10h30 às 21h30.

Museu do Chocolate

No museu, a história da Prawer, fábrica de chocolates artesanais, é retratada em elementos históricos sobre o cacau, sua fabricação e o consumo do chocolate. Avenida das Hortênsias, 4.120. Loja e museu: 9h às 18h. Fábrica: segunda a sexta das 9h às 11h30 e 14h às 16h30.

Mundo Encantado

O Mundo Encantado é um parque temático que remonta à história dos primeiros habitantes da região. Miniaturas em movimento mostram a arquitetura, o modo de vida das pessoas e a beleza natural da região na época da colonização. Avenida das Hortênsias, 2.400. Diariamente, das 9h às 17h.

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro foi inaugurada em 1942. Sua estrutura foi toda montada em pedra basáltica. A arte está exposta também nas imagens sacras desenhadas nos vitrais. Avenida Borges de Medeiros, 2.659. Diariamente, 8h às 21h. Fechado para manutenção nas primeiras e terceiras segundas-feiras do mês. Acesso livre.

Rua Coberta

A Rua Coberta, repleta de lojas, livrarias, restaurantes e cafés, é uma boa alternativa para compras e gastronomia. Rua Madre Verônica. Acesso livre.

CANELA

Parque do Caracol

O destaque do parque é a Cascata do Caracol, com 131 m de queda livre. Localizado a 7 km de Canela, sua estrutura oferece restaurante, feira de artesanato, mirantes, trilhas ecológicas, escada de 927 degraus que conduz até a base da cascata e passeio de trem. RS-466. Das 8h30 às 17h30. Parque Floresta Encantada Na mesma estrada do Parque do Caracol, o parque oferece um passeio de teleférico, num percurso de 405 m, com vista panorâmica para a Cascata do Caracol. A infra- estrutura inclui equipamentos para a prática de mountain bike, canyoning e rapel, entre outros esportes radicais. Diariamente, das 9h às 17h.

Outros parques

Três outros parques da cidade merecem destaque. O Parque das Sequóias, a 2,5 km do Centro, possui uma coleção de coníferas que inclui, além das sequóias, exemplares de ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda existente no planeta. O Parque do Pinheiro Grosso tem uma Araucária de 750 anos, com 42 m de altura e 2,75 m de diâmetro. Já o Parque da Ferradura tem uma magnífica vista panorâmica do Vale da Ferradura, um dos visuais mais bonitos da região.

Aldeia da Mamãe Noel

A casa construída em 1916 é toda decorada com motivos natalinos. Nesse cenário de sonho, a Mamãe Noel recebe os visitantes o ano inteiro. À noite, o sítio iluminado é um espetáculo inesquecível. Avenida das Nações, 400. Segunda a sexta (exceto às quartasfeiras), 13h30 às 20h30; sábado e domingo, 10h30 às 20h30.

Catedral de Pedra

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes está localizada no Centro de Canela. A construção segue o estilo gótico inglês, com uma torre de 65 m de altura e um carrilhão de 12 sinos.

Mundo a Vapor

Criado em 1939, exibe réplicas perfeitas de máquinas a vapor fabricadas artesanalmente. A grande atração é uma minifábrica de papel, na qual os visitantes observam um pequeno pedaço de madeira passar por toda a linha de produção e ser transformado numa pequena folha de papel, carimbada com o selo do Mundo a Vapor. A fachada do prédio reconstitui, em tamanho natural, acidente ocorrido em 1895, na França, na qual uma locomotiva atravessa a parede da estação. Av. Don Guanella, 1.177. Diariamente (exceto às quartasfeiras) das 9h15 às 17h.


Voltar

Gramado, Canela e região

Gastronomia

O frio da serra colabora para a celebração da boa mesa. Nascido do calor que incorpora os queijos gruyère, emmethal e brie, o fondue é uma criação suíça presente nos cardápios da região. Chega à mesa borbulhando no réchaud e perfuma o ambiente. O mesmo princípio reduz o chocolate a irresistível creme onde se mergulham morangos in natura e frutas cristalizadas. Para os carnívoros, o foundue com diferentes carnes vem acompanhado por vários deliciosos molhos. Tradicional e abundante em Gramado e Canela, o chocolate ali produzido é famoso em todo o país e, nas diversas lojas especializadas nessa iguaria, é encontrado em diferentes sabores, texturas, formas e combinações. Embora cidades com predominância germânica, a maioria dos restaurantes é especializada na culinária italiana, com cardápios baseados no galeto ao primo canto, com de polenta frita, radicci com bacon, miúdos de frango, salada de batata com maionese e massas variadas. A culinária alemã ganha espaços nas confeitarias, com deliciosas tortas de frutas, doces folhados e irresistíveis strudels de maçã. Os restaurantes e hotéis mantêm a tradição do café colonial, uma mesa farta e variada com pães caseiros, cucas, bolos e tortas, geléias, queijos e embutidos de diferentes tipos, sucos, chás e café, servido a partir das 14h.

Voltar

Gramado, Canela e região

Atividades

GRAMADO

Passeio pelo Centro

A arquitetura em estilo enxaimel, os canteiros e praças ajardinadas, as ruas arborizadas, as calçadas largas e as lojas, cafés, restaurantes e confeitarias de Gramado são um convite a longas caminhadas pelo centro da cidade.

CANELA

Alpen Park

O parque tem como principal atração uma pista para trenós que desce pouco mais de 1 km sobre a mata, com visuais magníficos. Em alguns trechos, a descida tem velocidade de montanha russa... A estrutura inclui equipamentos para a prática de arvorismo e tirolesa, além de lanchonete panorâmica e lojas de souvenires. Estrada Canela-São João, 901.


Voltar

Gramado, Canela e região

Eventos

GRAMADO

Festival Internacional de Cinema

O festival é um dos eventos cinematográficos de maior relevância do Brasil. Ocorre anualmente no mês de agosto e reúne atores, diretores, produtores, jornalistas e turistas brasileiros e de vários países da América Latina.

Natal Luz

O Natal Luz, no Lago Negro, é um espetáculo inesquecível de som e luz. Personagens fantásticos desfilam pela avenida que leva à Vila de Natal. Música, dança e queima de fogos atraem milhares de pessoas.

Festival de Turismo

O festival – considerado um dos maiores da América Latina – reúne operadoras, agentes de viagem, companhias aéreas e de navegação e hotéis, entre outros, para a comercialização e promoção de produtos turísticos. O evento atrai anualmente cerca de 11 mil profissionais do Brasil e do exterior.

CANELA

Chocofest

O festival, criado em 1994, ocorre no período da Páscoa. Entre as atrações estão estandes personalizados com variedades de chocolate, ovos, coelhos, doces, balas, shows e brincadeiras. Há também praça de alimentação.

Sonho de Natal

De 16 de novembro a 13 de janeiro, as principais ruas, praças e prédios de Canela recebem decoração de Natal, criando um cenário de pura fantasia. Milhões de microlâmpadas, quilômetros de coroas luminosas e centenas de papais-noéis são o pano de fundo para shows de fogos, muita música e procissão.

Festival Internacional de Teatro de Bonecos

Todo ano, em junho, os teatros, as ruas e a praça João Corrêa são invadidos pela magia dos bonecos – o artesanato de bonecos é uma especialidade da cidade –, que parecem ganhar vida nas mãos de artistas de diversos países. A cidade se transforma num palco colorido que encanta gente de todas as idades.

Voltar

Gramado, Canela e região

Compras

A estrutura das duas cidades inclui livrarias, restaurantes, cafés, confeitarias e lojas especializadas na venda de chocolate, malhas e artesanato produzidos na região.

Voltar

Gramado, Canela e região

Artesanato

O destaque são os ornamentos natalinos criados por artesãos locais, que exibem grande originalidade. Bonecos, velas, tapeçarias requintadas, malhas, lãs e artigos em couro, madeira, porcelana e cristais são vendidos nas lojas e nas feiras espalhadas pelas duas cidades.

Voltar

Gramado, Canela e região

Arredores

NOVA PETRÓPOLIS

A diversidade de flores em seus canteiros e praças dá a Nova Petrópolis o título de Jardim da serra gaúcha. A herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes alemães se expressa no sotaque, nas danças, músicas folclóricas, trajes típicos, gastronomia e arquitetura enxaimel. A história do povoamento da região pode ser vista na Aldeia do Imigrante, que recria o ambiente que existia entre o fim do Século XIX e início do Século XX na Bavária. Nova Petrópolis tem boa rede hoteleira e o destaque da culinária são as massas italianas e os pratos típicos alemães. Fondues e cafés coloniais são servidos nos restaurantes especializados. No Parque do Imigrante, considerado um museu a céu aberto (funciona das 8h às 18h), os visitantes são recepcionados por descendentes trajados com vestimentas típicas. São 10 hectares de área verde, com lagos e espécies nativas, além de lojas de artesanato, malhas, saborosos pratos da culinária alemã e o Biergarten (Jardim da Cerveja). Grupos de danças folclóricas e bandas típicas alemãs divertem os turistas. O inverno, rigoroso, impulsiona a Festimalha, um dos principais eventos da Serra Gaúcha. Parque do Imigrante: avenida XV de Novembro. Diariamente, 8h às 18h.

SÃO FRANCISCO DE PAULA

Quem chega perto do meio-dia a São Francisco de Paula é recebido por inebriante aroma de churrasco. As tradições e os costumes gaúchos são preservados, e o povo de raízes campeiras cultiva hábitos como assar a carne na vala ou no fogo de chão. Cachoeiras, coxilhas e campinas compõem um cenário tipicamente rural e favorecem o ecoturismo. O cartão-postal do município é o Lago São Bernardo. Próximo ao Centro, o espaço é ideal para repouso e encontro entre amigos. Há ainda o Parque das Cascatas, que possui infra-estrutura com bar e restaurante, cabanas, espaço para camping, piscinas naturais, sauna, hidromassagem e passeios a cavalo. Mais selvagem, o Parque das 8 Cachoeiras concentra grandes cascatas, além de oferecer cabanas, restaurante e 20 trilhas divididas em quatro roteiros. Lageado Grande, próximo à estrada Rota do Sol.

CAMBARÁ DO SUL

Cambará do Sul, situada no planalto dos Campos de Cima da Serra, é a porta de entrada dos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. A paisagem é formada por rios, cachoeiras, bosques de araucárias e trilhas que levam aos cânions da região. Os paredões naturais, que parecem cortados à faca – por isso o nome Aparados –chegam a atingir 900 m de altura e 7 km de extensão. Nos meses mais frios, a temperatura pode cair abaixo de zero e não é raro nevar. Destaque para os cânion Itaimbezinho, que possui uma boa estrutura receptiva e cujos paredões são os mais próximos entre todos os da região, e o cânion da Fortaleza, mais profundo, com magníficas vistas panorâmicas. As estradas de acesso aos parques são de terra, partindo de Cambará. A distância até o Itaimbezinho é de 18 km, na estrada que desce a serra em direção ao RS. A distância até o Fortaleza é de 22 km, em estrada que termina na entrada do cânion.

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES

A paisagem de São José dos Ausentes é típica da Serra Gaúcha, com muitas coxilhas, campinas, araucárias e nascentes de águas claras. Localizada a 1.116 m acima do nível do mar, a cidade tem apenas 3 mil habitantes. No inverno, o frio rigoroso atrai milhares de visitantes, que muitas vezes presenciam a neve. Arroz carreteiro e pinhão, além do tradicional churrasco na vala ou no fogo de chão, são os destaques da culinária local. As belezas naturais do município convidam ao ecoturismo. A maior parte das atrações fica dentro das fazendas, que dispõem de guias. Na Pousada Fazenda Monte Negro, próxima ao ponto mais alto do estado, o Pico Monte Negro, com 1.403 m de altura, o visitante percorre antigas trilhas utilizadas pelos tropeiros. O trajeto pode ser feito a cavalo – com o acompanhamento de guias – ou de carro. O horário ideal para visitar o Pico Monte Negro é de manhã cedo, para evitar o fenômeno chamado “viração”, uma neblina provocada pela diferença de pressão entre a massa de ar quente que sobe do litoral por dentro dos cânions e o ar frio de montanha característico dos Campos de Cima da Serra. Os rios de águas límpidas e geladas da região são muito procurados para a pesca esportiva da truta.


Voltar

Gramado, Canela e região

Acessos

Por via rodoviária

De Porto Alegre: BR-116.
De Nova Petrópolis e São Francisco de Paula: RS-235.
De Cambará do Sul: RS-453.
De São José dos Ausentes: RS- 453 e RS-285.
De Cambará do Sul a São José dos Ausentes: RS-020, BR-285.

Distâncias de Gramado

Porto Alegre: 115 km
Canela: 6 km
Nova Petrópolis: 36 km
São Francisco de Paula: 47 km
Cambará do Sul: 117 km
São José dos Ausentes: 166 km


Voltar