Rio Grande do Sul

Área 281.748km²
(3,3% do território nacional)
Habitantes 10.845.087
(6% da população nacional)
Capital Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves

A caminho da Serra, pela estrada que se insinua em meio ao verde dos vales, os parreirais antecipam a sensação de voltar à casa da avó. Colonizada por italianos que trocaram sua terra pela promessa de uma vida melhor, a região onde se encontra Bento Gonçalves mantém o sotaque e os costumes de uma gente que trabalha com alegria e recebe os que chegam com mesa farta. E vinho. A uva, cultivada com a bênção das baixas temperaturas, dá origem à produção da maior parte do vinho brasileiro.

In vino veritas! No vinho, a verdade... Em toda as cidades da serra gaúcha fundadas por imigrantes italianos – que inclui cidades importantes como Caxias do Sul e Garibaldi –, uva e vinho são sempre motivos de celebração. De preferência, com galeto, polenta, radicci, agnolini... A colheita da uva, no início do ano, anuncia um calendário festivo que se espalha por toda a região. Em Bento Gonçalves, a Fenavinho. Em Caxias do Sul, a Festa da Uva.

A uva e o vinho, além de importante atividade econômica, tornaram-se suporte para o turismo. Ao entrar em Bento Gonçalves, o visitante já se depara com um pórtico de 17 m de altura em forma de pipa. Na Via del Vino, localizada no Centro da cidade, a Casa del Vino serve vinho encanado em dias de festa: para beber, basta abrir uma das torneiras de distribuição. La Fontana, fonte situada na mesma rua, em frente ao Palácio Municipal, jorra água colorida, lembrando a bebida.

As vinícolas da região recebem, todos os anos, mais de 100 mil visitantes e promovem visitas guiadas em que é possível acompanhar o processo de produção da bebida. Algumas têm pousadas e permitem que o hóspede participe da colheita. Em todas, há degustação de vinho, acompanhado de queijos, salames e pães coloniais.

Bento Gonçalves, com 105 mil habitantes, tem bons hotéis, grande quantidade de restaurantes e infra-estrutura para a realização de eventos. Além disso, a região da Serra Gaúcha é privilegiada com uma natureza exuberante. Agências locais operam atividades de ecoturismo e esportes radicais, como rafting, vôo livre e off road. Há também roteiros culturais. O Caminho das Pedras, na Colônia São Pedro, permite ao visitante entrar em contato com o cotidiano da vida dos imigrantes italianos. E esse espírito de contagiante alegria pode ser conferido no passeio de Maria Fumaça, com duração de 1h30, que percorre trajeto de 23 km entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A festa é tão grande que o visitante até esquece a paisagem...

Bento Gonçalves

Principais Atrativos

Vale dos Vinhedos

O vale, de grande beleza, é a sede da maioria das vinícolas da região, que oferecem passeios guiados pelos setores de produção dos vinhos e espaço para degustação. O Memorial do Vinho está localizado no trajeto entre as vinícolas. RS-444.

Caminho das Pedras

O roteiro preserva a história dos imigrantes italianos em 67 casas centenárias espalhadas num percurso de 7 km. Há 11 pontos de visitação, nos quais o turista degusta os produtos coloniais elaborados pelas famílias que vivem na região. Os outros 56 pontos são apenas para observação externa. Acesso pelo bairro Barracão.


Voltar

Bento Gonçalves

Gastronomia

Mesa farta cercada por gente hospitaleira e alegre é cena constante em todas as cidades da serra italiana. O café da manhã é servido com pão caseiro, salame, copa, queijos, nata, manteiga e doces de fruta, principalmente de uva – a “uvada” – e de figo – a “figada”. O almoço começa com revigorante sopa de agnolini, um tipo de massa só produzido na região, e segue com galeto, polenta, massas, radicci e a indispensável taça de vinho. O churrasco também tem lugar garantido à mesa. No meio da tarde, o café colonial é tradição e o cardápio é tão abundante que pode até substituir o jantar. A produção de massas artesanais se mantém mesmo nos centros urbanos, onde se pode comprá-las em embalagens capazes de suportar horas de viagem.

Voltar

Bento Gonçalves

Atividades

Passeio de Maria Fumaça

O trajeto de 1h30 percorre 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Inclui apresentações musicais e de danças folclóricas italianas e gaúchas, em uma viagem na qual se pode degustar vinhos, espumantes e produtos coloniais. Somente com reserva antecipada. Estação Férrea. Saídas às quartas e aos sábados. Em junho e dezembro as saídas são diárias, com possibilidade de alterações. Reservas: (54) 3455-2788 ou mfumaca@giordaniturismo.com.br

Rafting no Rio das Antas

O rafting se estende por corredeiras de nível médio de dificuldade em uma descida de 12 km. O percurso de 2h30 começa no Cachoeirão do rio, a 35 km do Centro de Bento Gonçalves, e termina na ponte de ferro, no limite entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha.


Voltar

Bento Gonçalves

Compras

Os vinhos e as iguarias coloniais produzidas na região estão à venda nas cantinas das vinícolas e em lojas especializadas. Algumas vinícolas oferecem restaurantes com pratos caseiros e culinária italiana.

Voltar

Bento Gonçalves

Eventos

Fenavinho Brasil

O evento, realizado a cada dois anos em janeiro e fevereiro, promove o encontro das vinícolas da região. Na programação há música, danças, shows e degustação de vinhos, espumantes e produtos da culinária típica. Alameda Fenavinho, 481.

Voltar

Bento Gonçalves

Arredores

CAXIAS DO SUL

Segunda maior cidade e pólo industrial do estado – atrás apenas de Porto Alegre –, Caxias do Sul preserva o charme colonial. Tem boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, o que a torna destino de negócios e eventos. A Festa da Uva, realizada em fevereiro a cada dois anos, é um dos maiores eventos do estado. A programação inclui shows, desfiles, apresentações de dança folclórica, degustação de vinhos, uvas e pratos coloniais, além da comercialização dos produtos elaborados na região. Em março, o Parque da Festa da Uva recebe centenas de milhares de visitantes, atraídos pelo Rodeio Campo dos Bugres – o maior de tradições gaúchas –, do qual participam tradicionalistas e peões de vários estados e de alguns países da América Latina. A programação inclui shows, peças de teatro, danças folclóricas e declamação de trovas. Os atrativos de Caxias estão divididos entre a área urbana e a área rural. Na Igreja São Pelegrino, destacam- se os afrescos de Aldo Locatelli – sua obra mais importante. A Casa de Pedra, construída no Século XIX, fica no Centro do município e retrata a cultura e o modo de vida do colono italiano. Transformada em museu em 1975, abriga objetos doados pela comunidade. O Roteiro Estrada do Imigrante percorre vilarejos do interior de Caxias, nos quais o visitante pode observar os costumes e as tradições italianas na arquitetura, gastronomia e nas festas típicas.

GARIBALDI

Capital brasileira do espumante, Garibaldi é responsável por mais de 80% da produção da bebida no país. O processo de produção dos espumantes é revelado em visitas guiadas às vinícolas. Nas cantinas, é possível degustar a bebida e experimentar as delícias gastronômicas da região. Bons hotéis e restaurantes garantem infra-estrutura para os visitantes. Uma das atrações mais divertidas está na Estação de Esqui D. Santini, no Morro do Esqui, com acesso pela RS- 470. Oferece pista artificial de esqui com 350 m, tobogã de 280 m, teleférico, restaurante panorâmico e cabanas para hospedagem. Nos anos ímpares, em outubro, é realizada a Fenachamp – Festa Nacional da Champagne.

ANTÔNIO PRADO

A pequena cidade possui o conjunto arquitetônico mais expressivo da colonização italiana no Brasil. São 46 edificações tombadas pelo IPHAN, a maioria no entorno da praça central, cujas cores vibrantes e lambrequins na fachada reforçam a atmosfera colonial – a cidade serviu de cenário para o filme O Quatrilho. O conjunto arquitetônico inclui ainda o prédio da prefeitura, a igreja Sagrado Coração de Jesus, 36 capelas e 21 capitéis rurais, quase todos preservados.


Voltar

Bento Gonçalves

Acessos

Por via rodoviária

De Porto Alegre: BR-116, RS-122, BR-453.
De Curitiba: BR-116 até Caxias do Sul; depois RS-122, BR-453.
De Florianópolis: BR-282 até Lages; BR-116 até Caxias do Sul; RS-122, BR-453.

Distâncias de Bento Gonçalves

Porto Alegre: 109 km
Caxias do Sul: 37 km
Garibaldi: 8 km
Antônio Prado: 103 km


Voltar