Rio Grande do Norte

Área 52.796km²
(0,6% do território nacional)
Habitantes 3.003.087
(1,6% da população nacional)
Capital Natal

Rio Grande do Norte

Pipa / Tibau do Sul

Tibau do Sul, localizada a cerca de 80 km de Natal na direção Sul, é um destino especial para quem gosta tanto de tranqüilidade quanto de agitação. Entre os encantos deste pacato município está a Praia da Pipa, vila de pescadores que ganhou fama internacional e hoje é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil.

A região se caracteriza por praias belíssimas, cercadas de dunas e falésias, excelentes para a prática de surfe, kitesurf e sandboard. Outros atrativos são as áreas de mangue, o Santuário Ecológico de Pipa e a Lagoa Guaraíras, apreciada pelos praticantes de esportes náuticos. É comum avistar golfinhos e tartarugas marinhas no litoral.

Pipa é destino para quem procura belas praias, mas não abre mão de uma boa estrutura de hospedagem, alimentação e lazer. Pipa tem resorts e hotéis de luxo e uma gastronomia sofisticada. À noite, revela-se um dos pontos mais badalados do litoral do Nordeste. Uma sucessão de bons restaurantes, bares charmosos e lojas de grife ocupam a rua central.

Pipa / Tibau do Sul

Principais Atrativos

Praias

Além de Pipa, Tibau do Sul tem várias outras praias. As mais populares são a da Cidade e a do Madeiro, que tem acesso por escadarias e oferece estrutura com quiosques. Ali fica a Enseada dos Golfinhos, lugar ideal para a observação desses animais. Para quem busca mais sossego ainda, a opção é Guaraíras (Malembar), acessível somente por barco ou balsa a partir de Tibau. Deserta e cercada de dunas, ela exibe a beleza do encontro das águas da lagoa Guaraíras com o mar. Sibaúma, na divisa Sul do município, é um vilarejo de pesca que se originou de um antigo quilombo. Em Pipa, a praia Central tem bares, restaurantes e piscinas naturais que se formam na maré baixa. As do Amor e do Moleque são as preferidas pelos surfistas. A de Minas é quase deserta e ponto de desova das tartarugas marinhas. A do Curral só é acessível pela praia durante a maré baixa, é deserta e não possui qualquer estrutura turística. Santuário Ecológico de Pipa Ocupa 120 hectares de mata nativa sobre a falésia da Ponta do Madeiro, entre a praia do mesmo nome e a Enseada dos Golfinhos, a meio caminho entre Pipa e Tibau do Sul. Possui boa estrutura, com 16 trilhas bem sinalizadas em diferentes graus de dificuldade, mirantes, museu e Mata Atlântica em processo de regeneração, onde vem sendo feita a reintrodução de animais silvestres. O Santuário oferece vista panorâmica de onde se pode observar golfinhos e tartarugas marinhas e uma escadaria que leva à Praia do Madeiro.

Voltar

Pipa / Tibau do Sul

Atividades

Passeios de barco

As opções de passeios de barco incluem roteiros pela Baía dos Golfinhos – com 1h30 de duração e parada para mergulho – e pela lagoa Guaraíras, entre outros. Modernas lanchas oceânicas podem ser utilizadas para pesca esportiva em alto-mar.

Passeio de carro ou bugue

Uma pitoresca estradinha corta as falésias, oferecendo belíssimas panorâmicas do mar e das praias da região.

Voltar

Pipa / Tibau do Sul

Artesanato

Na região de Tibau do Sul destacam-se os bordados feitos à mão, labirintos, rendas de bilro e a confecção de tarrafas e redes de pesca.

Voltar

Pipa / Tibau do Sul

Eventos

Festival Gastronômico de Pipa

Promovido pela Prefeitura de Tibau do Sul em outubro, tem a duração de uma semana. Além de cursos de culinária local, degustações e venda de alimentos, inclui apresentações de teatro, cinema e música.

Voltar

Pipa / Tibau do Sul

Arredores

BAÍA FORMOSA

Com 8,2 mil habitantes, a 95 km de Natal, Baía Formosa tem praias paradisíacas emolduradas por coqueiros, lagoas e dunas de areia branca. Um diferencial do município é a existência da Mata Estrela, maior reserva de Mata Atlântica do estado e refúgio de espécies vegetais raras como a gameleira e o pau-brasil. As praias de Baía Formosa, desertas a maior parte do ano, têm altas falésias e piscinas naturais protegidas por arrecifes. Cacimba e do Porto são as mais procuradas, mas a extensa orla do município abriga ainda as praias da Cotia, do Sagi, do Bacopari, do Farol, João dos Santos e do Urubu. Os passeios de bugue duram 2h30 e percorrem uma seqüência de belas praias e dunas até a foz do rio Guaju, na fronteira com a Paraíba. O programa inclui parada para banho na Lagoa de Araraquara, visita ao sítio de desova das tartarugas marinhas e um passeio de barco pelo mangue do rio Guaju, com direito a banho de lama medicinal. Com mais de 2 mil hectares de Mata Atlântica preservada, a Mata Estrela é uma RPPN (Reserva Particular de Proteção Natural) que costeia o mar e só pode ser visitada na companhia de guias credenciados. Três trilhas – da Gameleira, do Paubrasil e do Pagão – percorrem trechos distintos da mata e cruzam por 19 lagoas. No trajeto há árvores centenárias, muitos exemplares do quase extinto pau-brasil e uma fauna variada que vai de pássaros exóticos a bandos de macacos gariba.

Mais informações:
www.prefeituradebaiaformosa.com.br

Voltar

Pipa / Tibau do Sul

Acessos

Por via rodoviária

De Natal: BR-101, RN-003.

Distâncias de Tibau do Sul
Natal: 87 km

Voltar