Rio de Janeiro

Área 43.696km²
(0,5% do território nacional)
Habitantes 15.383.407
(8,5% da população nacional)
Capital Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Búzios e região

Armação de Búzios é o destino mais visitado no litoral norte fluminense, conhecido como Região dos Lagos. A fama internacional dessa península de 8 km se deve à atriz Brigitte Bardot, que em 1964 visitou a antiga vila de pescadores, hoje com 24 mil moradores. Um dos endereços mais badalados, a Orla Bardot, homenageia a francesa no nome e em estátua de bronze.

Com a construção da ponte Rio-Niterói sobre a Baía da Guanabara em 1974, aumentou bastante o fluxo de turistas à Região dos Lagos. Em pouco tempo Búzios construiu uma infra-estrutura turística de qualidade e se transformou num dos mais sofisticados balneários da América do Sul. A cidade dispõe de 120 bares e restaurantes que servem desde a comida regional à base de peixe à cozinha internacional.

Suas ilhas e as 23 praias são visita obrigatória para quem deseja conhecer melhor a beleza do lugar, em escunas, catamarãs, carros alugados ou city tours em ônibus abertos. Quem aprecia caminhadas também vai encontrar várias opções de trilhas. O programa noturno é passear pela Rua das Pedras e pela Orla Bardot, com suas lojas de grifes, bares com música ao vivo, restaurantes e boates.

O município tem 8 mil leitos de hospedagem, com acomodações em pousadas charmosas e confortáveis e em hotéis de alto padrão.Também dispõe de locais para realização de eventos.

Búzios e região

Principais Atrativos

Orla Bardot

Inaugurada em 1999, tem decks em madeira, paisagismo com vegetação nativa, calçamento em pedras especiais e bancos para apreciar o pôr-do-sol. O cenário une a exuberância da natureza e o colorido dos barcos.

Rua das Pedras

É o principal ponto de encontro em Búzios. Lojas de grife compartilham espaço com as de artesanato local, restaurantes internacionais, comida típica, bares com música ao vivo e exposições de arte.

Praias

As opções de orla agitada são as praias de Geribá, Ferradura, Ferradurinha, João Fernandes, Azeda e Azedinha. Os praticantes de mergulho encontram ambiente propício nas praias da Tartaruga, Azeda e Azedinha. Brava e Geribá são as de mar mais agitado, próprias para a prática de surfe e windsurf. A Praia Olho de Boi é o paraíso dos naturistas. Há opções mais calmas, com piscinas naturais – Praia do Forno, Praia da Foca, Praia dos Amores, Poças das Tartarugas e Praia da Tartaruga. A Praia dos Ossos é a enseada onde estão algumas das construções mais antigas de Búzios, como a Igreja de Sant'Anna. É também ponto de partida de táxis marítimos, que fazem o transporte de passageiros até as praias de João Fernandes, Azeda e Azedinha.


Voltar

Búzios e região

Atividades

Mergulho

Com uma fauna marinha privilegiada e águas cristalinas, Búzios é uma boa opção para o mergulho. As operadoras oferecem batismo (mergulho acompanhado por instrutor) para os iniciantes. Debaixo d'água é possível ver tartarugas, ouriços, estrelas- do-mar e cardumes de peixes coloridos. Saídas para as ilhas da Âncora ou de Gravatás e também para as praias de João Fernandes e de João Fernandinho.

Passeios de barco

Há várias opções, desde barcos menores até escunas ou catamarãs. Visitam as praias da baía e, em alguns casos, incluem algumas ilhas no roteiro.


Voltar

Búzios e região

Gastronomia

Búzios oferece o melhor da gastronomia internacional – além das cozinhas francesa e italiana, as mais procuradas, há restaurantes especializados em culinária asiática, mexicana e tailandesa. O cardápio regional destaca pratos à base de peixes, frutos do mar e carnes feitas na brasa.

Voltar

Búzios e região

Eventos

Degusta Búzios Sabores do Mar

Festival gastronômico com a participação de mais de 50 restaurantes que preparam pratos sofisticados vendidos a preços populares, de R$ 5 ou R$ 10. Búzios Jazz & Blues Realizado há dez anos, sempre no mês de julho, tem a participação de artistas estrangeiros e brasileiros.


Voltar

Búzios e região

Arredores

CABO FRIO

Cabo Frio, com 165 mil habitantes, é o maior município da região dos Lagos. Fica a 160 km do Rio de Janeiro, entre seus ex-distritos de Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A proximidade faz das três cidades um forte pólo turístico do estado do Rio de Janeiro. Com belezas naturais à altura das vizinhas, leva vantagem na infra-estrutura de serviços, com destaque para o pólo de moda praia da Rua do Biquíni. A cidade oferece também um bom conjunto arquitetônico – destaque para o Forte de São Mateus, de 1620, e o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, de 1696. À noite, o Boulevard Canal concentra os lugares mais charmosos para comer e beber. Do outro lado do canal da Lagoa de Araruama estão as praias do Peró e das Conchas, ambas de águas límpidas, além da Brava, à qual só se chega por trilha. Pequena e deserta, com grandes paredões de pedra cercando a faixa de areia, a Brava tem uma curiosidade: lei municipal a dividiu em duas partes, uma para surfistas e outra para naturistas. O Museu do Surfe reúne 300 pranchas brasileiras e estrangeiras. Cabo Frio tem cerca de 40 restaurantes e 20 bares, que oferecem pratos nacionais e internacionais à base de frutos do mar. Há em torno de 6 mil leitos de hospedagem. O acesso a partir do Rio de Janeiro é pela Ponte Rio-Niterói, rodovias RJ-104, RJ-106 e RJ-140.

ARRAIAL DO CABO

O antigo distrito de Cabo Frio fica a 15 km da ex-sede e a 38 km de Búzios. Com 27 mil habitantes, a cidade não tem a mesma infra-estrutura para o turismo das outras duas, mas nada deixa a dever quanto às belezas naturais. A praia da Ilha do Farol tem dunas brancas e mar azul transparente. O acesso é por barco e depende de autorização da Marinha. As Prainhas, duas faixas de areia que se unem na maré baixa, também são lindas. Os passeios de barco incluem ainda a Praia do Forno, que tem restaurante flutuante e é boa para mergulho livre, e a Gruta Azul, uma caverna marinha com 15 metros de altura. Voltadas para mar aberto, a Praia Grande e a pequena Brava são procuradas por surfistas. A maioria das praias pode ser vista circulando de carro pelo Pontal do Atalaia, melhor lugar para ver o pôr-do-sol. Arraial do Cabo é um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro, por causa de suas águas transparentes. O município dispõe de 700 leitos de hospedagem, entre pousadas e hotéis. Há cerca de 50 restaurantes, bares e quiosques.

RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras, com 50 mil habitantes, tem uma das orlas mais bonitas e bem estruturadas da Região dos Lagos. Suas ilhas, mangues, lagoas e praias de águas mornas e transparentes são um deleite para os turistas. Entre os passeios mais apreciados estão as caminhadas pela Avenida Costazul até a Praça da Baleia – onde há uma escultura de jubarte em tamanho natural –, a observação de tartarugas na Praia da Joana e visita a uma das ilhas. Emancipada em 1992, Rio das Ostras tem grandes obras de infra-estrutura em andamento. O investimento que ressalta sua beleza natural vem dos royalties do petróleo extraído da Bacia de Campos, do turismo e da pesca. A cidade cresce horizontalmente e preserva seu ar pacato: as construções podem ter no máximo quatro andares. Dois festivais, o de Frutos do Mar e o Jazz & Blues, atraem muitos visitantes.

SAQUAREMA

Saquarema, a 50 km de Arraial do Cabo, é um ícone do surfe brasileiro. Graças a suas ondas grandes e perfeitas, esse município de 63 mil habitantes é o local predileto para a prática deste esporte no Brasil desde os anos 1970, quando promovia os célebres festivais de surfe. Ainda hoje a cidade promove grandes campeonatos. Saquarema tem localização geográfica privilegiada: está numa restinga estreita entre a Lagoa de Saquarema e o mar. Uma das praias mais bonitas da cidade é a de Itaúna. O mirante do Morro da Cruz, as cachoeiras Serra do Roncador e a Casa de Cultura são outros atrativos.


Voltar

Búzios e região

Acessos

Por via rodoviária

Do Rio de Janeiro: Ponte Rio-Niterói, RJ-124, RJ-106 (ou BR-101).
De São Paulo: BR-101 (Rio-Santos) ou BR-116 (Via Dutra), ponte Rio- Niterói e RJ-124.

Por via aérea

O aeroporto de Cabo Frio, a 20 km de Búzios, tem um vôo semanal a partir de Belo Horizonte.

Por via marítima

Muitos cruzeiros incluem Búzios nos seus roteiros. Iates e outras embarcações podem usar os ancoradouros das marinas.

Distâncias de Búzios

São Paulo: 580 km
Rio de Janeiro: 170 km


Voltar