Rio de Janeiro

Área 43.696km²
(0,5% do território nacional)
Habitantes 15.383.407
(8,5% da população nacional)
Capital Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Angra dos Reis e Região

Com 150 mil habitantes, situada a 166 km de distância do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é privilegiada com um dos litorais mais belos do Brasil. O município tem 365 ilhas,“uma para cada dia do ano”. Os atrativos são tantos que foram divididos em seis áreas turísticas: Ilha Grande, Ilhas de Angra, Ponta Sul,Contorno, Centro e Ponta Leste.

Ilha Grande, a maior de Angra, é famosa por suas belezas naturais – florestas preservadas, cachoeiras, praias de areia branca e águas transparentes, ideais para a prática de mergulho. É um lugar cercado por histórias e lendas. Durante muitos anos, abrigou uma colônia penal. Nos tempos coloniais foi refúgio de traficantes de escravos, piratas e contrabandistas. Ponta Sul e Contorno formam a Baía da Ribeira, localidades que abrigam hotéis de luxo e ilhas compradas ou arrendadas por celebridades.A Ponta Leste tem praias de águas calmas e boas pousadas. O Centro abriga construções históricas como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de 1625, e o Convento de São Bernardino de Sena, de 1763. Do Centro saem os barcos que fazem passeios pela baía.

Angra dos Reis tem aproximadamente 10 mil leitos de hospedagem, incluindo hotéis de alto padrão, pousadas e resorts. Existe uma centena de bares e restaurantes, muitos deles charmosos e sofisticados, boa parte especializados em cozinha internacional e frutos do mar.

Angra dos Reis e região

Principais Atrativos

Ilhas

Com 193 km², boa parte cobertos de mata atlântica, a Ilha Grande tem 106 praias, grutas, cachoeiras, morros, trilhas, ruínas históricas, pontos de mergulho e vilas de pescadores. O conjunto Ilhas de Angra, localizado perto do Centro, é um dos principais destinos dos barcos que oferecem passeios. As Ilhas Botinas são cartão-postal e ponto de mergulho; a de Caras é reduto de ricos e famosos; e a da Gipóia – segunda maior da baía – tem estrutura de pousada e restaurantes, além de belas praias, como as de Jurubaíba e do Dentista – nesta, bares montados em barcos servem vieiras, lagostas e camarões.

Praias

O arquipélago de Angra oferece praias para variados gostos. Quem busca badalação vai apreciar as praias de Jurubaíba e do Dentista, na Ilha da Gipóia. As praias do Caxadaço, do Leste, do Sul, Aventureiro, Mangues e Saco do Céu são ideais para quem procura tranqüilidade junto à natureza. As águas agitadas da praia de Lopes Mendes – uma das mais bonitas da região – convidam ao surfe. As de Ponta, Gruta do Acaiá e Lagoa Azul são bons points para pesca e mergulho.

Cachoeiras

As cachoeiras de Angra são belas e ficam próximas às praias. As mais famosas são as da Feiticeira – com escorregador natural e acesso por trilha íngreme – e a da Parnaioca, cuja queda d'água de 3 m deságua no mar.

Igreja Senhora de Santana

Entre as 12 igrejas existentes na Ilha Grande, a de Senhora de Santana é considerada o principal monumento religioso. Situada numa pequena península, foi construída em 1796 sobre adro retangular, sustentado por muros de arrimo.

Farol dos Castelhanos

Construído em 1900, na Ilha Grande, é um dos mais antigos faróis da costa brasileira em funcionamento. Conjunto arquitetônico Entre os prédios antigos destacamse as igrejas de Santa Luzia, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e os conventos de São Bernardino de Sena e de Nossa Senhora do Carmo, cuja construção iniciou no Século XVI. Na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1752, funciona um museu de arte sacra com rico acervo.


Voltar

Angra dos Reis e região

Atividades

Mergulho

Angra dos Reis é um dos melhores locais de mergulho da região Sudeste, pela visibilidade da água, pelo elevado número de ilhas e pelos navios naufragados na região. A vida marinha é abundante e melhor de se observar no inverno. Na Ilha Grande, o lado voltado para a baía concentra os pontos de mergulho. Na Praia Vermelha, encontra-se o vapor Califórnia, naufragado em 1866. Na Laje de Matriz, um helicóptero acidentado em 1998 forma um arrecife artificial.

Passeios de barco

Para visitar Ilha Grande, a maior de Angra, o passeio de escuna mais comum faz paradas na Lagoa Azul – bom ponto de mergulho – e na Freguesia de Santana. A rota de Ilhas de Angra tem como principal atração a Ilha da Gipóia. A Praia do Dentista tem água verde transparente, areia branca e amendoeiras. A Associação de Barqueiros aluga traineiras para rotas distantes do Centro de Angra, como a Baía da Ribeira. Passeios em terra Agências oferecem passeios a cavalo, de charrete, bicicleta ou jipe. Há programas de trekking, rapel e rafting.

Esportes aquáticos

Esqui, wakeboard, caiaque, mergulho e surfe estão entre as muitas opções oferecidas pelas operadoras.

Passeios de helicóptero

A agência Mambo Jungle Adventures oferece passeios de helicóptero e vôos panorâmicos pela região de Angra dos Reis, com duração de 10 a 15 min, para dois, quatro ou seis passageiros. Saídas do Hotel do Frade & Golf Resort, na BR- 101, em direção a Paraty, Km 513, Praia do Frade.

Voltar

Angra dos Reis e região

Negócios e Eventos

Os hotéis e resorts de alto padrão de Angra dos Reis têm infra-estrutura para realização de eventos.

Voltar

Angra dos Reis e região

Eventos

Procissão Marítima do Ano Novo

Tradicional evento realizado em 1 de janeiro para celebrar o Ano Novo. Reúne centenas de embarcações que navegam da Praia das Flechas, na Ilha de Gipóia, até a Praia do Anil, no Centro. Há concurso para escolher o barco mais enfeitado e o mais animado, entre outras categorias.

Festa do Mexilhão

Criada em 1998, a festa é realizada anualmente no fim de novembro e início de dezembro, na praia de Araçatiba, na Ilha Grande. Barracas servem comidas feitas à base de mexilhão cultivado no município. A programação inclui apresentações de grupos musicais.

Festival de Música de Ilha Grande

O festival é realizado desde 1997, nos meses de junho ou julho, na Praia do Abraão. Além da participação dos músicos que inscrevem suas composições no festival, nomes importantes da música popular brasileira se apresentam.

Festa Internacional do Teatro de Angra (Fita)

Ocorre em novembro no Teatro Municipal, com 210 lugares. Uma tenda para 1,2 mil pessoas é montada no cais Santa Luzia.

Voltar

Angra dos Reis e região

Acessos

Por via rodoviária

Do Rio de Janeiro: BR-101 (Rio- Santos).
De São Paulo: BR-116 (Via Dutra), BR-101 (Rio-Santos).

Por via aérea

O aeroporto de Angra dos Reis é de pequeno porte e atende principalmente aeronaves particulares. A maioria dos turistas desembarca no Rio de Janeiro.

Por via marítima

Muitos cruzeiros incluem Angra dos Reis nos seus roteiros. Iates e outras embarcações podem usar os ancoradouros das diversas marinas e iates clubes.

Distâncias de Angra dos Reis

Rio de Janeiro: 166 km
São Paulo: 414 km


Voltar