Rio de Janeiro

Área 43.696km²
(0,5% do território nacional)
Habitantes 15.383.407
(8,5% da população nacional)
Capital Rio de Janeiro

Sudeste

Rio de Janeiro

Gente do mundo inteiro visita o Rio de Janeiro em busca de praias deslumbrantes, da natureza espetacular e de uma vida cultural vibrante. Muitos vêm para conferir o famoso Carnaval das escolas de samba, espetáculo contagiante de sonoridade, cor e alegria. Ou a festa do Réveillon. Além das paisagens e festas que fazem da capital o mais importante cartão-postal brasileiro no exterior, o estado possui outras cidades, no litoral e na serra, com um irresistível poder de sedução: as encantadoras e charmosas Angra dos Reis, Búzios e Paraty, e suas baías, ilhas e praias, e Petrópolis, refúgio nas montanhas desde os tempos da família imperial.

Maior pólo turístico do país, o Rio de Janeiro recebe 6 milhões de visitantes por ano, mais de um terço de sua população, de 15,4 milhões. Com uma área de apenas 43,7 mil km², o Rio de Janeiro detém o segundo maior PIB do país. Destacase em setores diversos como tecnologia da informação, comunicações, telefonia, turismo, petroquímica e indústria naval.

Sua costa extensa e recortada tem 635 km – a terceira maior do país – com praias para todos os gostos. Algumas, imortalizadas pela música, como Ipanema e Copacabana, na capital. Outras, famosas por suas águas transparentes e por um glamour que atrai celebridades, como Búzios e Cabo Frio. Há também as de beleza pouco explorada – exemplo é Ilha Grande, com suas histórias de naufrágios e piratas, em Angra dos Reis. E a histórica Paraty, com seu charmoso casario colonial. O Rio é muito mais que praia e Carnaval... P ara o interior, ficam acolhedoras cidades de montanha, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Serra dos Órgãos, Resende e Itatiaia, na Serra da Mantiqueira.