Paraná

Área 199.314km²
(2,3% do território nacional)
Habitantes 10.261.856
(5,7% da população nacional)
Capital Curitiba

Sul

Paraná

Os contrastes geográficos e as origens históricas do Paraná – que mesclam a epopéia dos tropeiros e a saga dos colonizadores europeus – resultam num original mosaico de paisagens, sotaques e costumes.

A natureza é privilegiada. No extremo Oeste, divisa com Argentina e Paraguai, as Cataratas do Iguaçu encantam visitantes de todo o mundo, admirados diante do espetáculo das 275 quedas de água, dispostas lado a lado, formando uma trovejante torrente de espuma branca com mais de 1 km de extensão.

O litoral, se medido em linha reta, tem menos de 100 km. No entanto, os recortes de ilhas e baías multiplicam a quilometragem e potencializam encantos. No entorno de Paranaguá – a mais antiga e principal cidade do litoral – dois recantos naturais atraem visitantes de perfil parecido, mas não igual. A Ilha do Mel oferece natureza preservada com conforto de boas pousadas e restaurantes. Já a baía do Superagüi tem natureza selvagem, praticamente intocada, desafiando o espírito de viajantes aventureiros.

Para subir a Serra do Mar, nada melhor que o riscado dos trilhos da estrada de ferro, vencendo pontes, precipícios e túneis, com a Mata Atlântica quase ao alcance das mãos.

Curitiba, no planalto serrano, é uma cidade moderna, cosmopolita, com jeito europeu e dezenas de parques e áreas verdes. E é também a síntese dos sotaques e costumes das gentes que colonizaram o Paraná. Os faiscadores de ouro e tropeiros deixaram legado histórico que se mesclou à cultura européia de alemães, italianos, poloneses, ucranianos, russos, judeus...

Todo este mosaico de belezas naturais se faz presente num estado relativamente pequeno: sua área de 199 km² ocupa apenas 2,3% do território nacional, onde vivem 10,2 milhões de habitantes.