Piauí

Área 251.529km²
(3% do território nacional)
Habitantes 3.006.885
(1,6% da população nacional)
Capital Teresina

Piauí

Teresina e região

Teresina é cidade bonita, agradável, com largas avenidas arborizadas que acompanham os meandros dos rios Parnaíba e Poti. Situada a 360 km do litoral, faz divisa com a cidade maranhense de Timon. Uma ponte metálica sobre o Parnaíba, construída em 1930 – a Ponte João Luís Ferreira, um dos cartões-postais da capital –, liga as duas cidades.

A capital do Piauí vive um processo de crescente urbanização, incorporando arranha-céus e shopping centers ao traçado original de 1852, quando substituiu a antiga capital, Oeiras – o nome da cidade é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina. A parte central e mais antiga de Teresina está situada entre os rios Poti e Parnaíba, e outras pontes e largas avenidas foram construída spara unir o Centro aos novos bairros que expandiram a cidade para além dos rios. A cobertura verde dos 12 parques espalhados pela zona urbana a embeleza e ameniza os efeitos do calor. Visitas ao centro histórico ou ao local de encontro das águas dos rios Parnaíba e Poti são boas maneiras de conhecê-la.

Com economia baseada no comércio, na indústria de transformação e na prestação de serviços, Teresina possui infraestrutura turística adequada, com bons hotéis, restaurantes que servem o melhor da culinária típica regional, um artesanato de qualidade – com destaque para as jóias e adornos de opala, pedra preciosa que o Piauí é um dos poucos lugares no mundo a possuir – e locais para realização de eventos, o que favorece o turismo de negócios.

Teresina e região

Principais Atrativos

Palácio de Karnak

Sede do governo estadual, o palácio de nome egípcio tem jardins projetados por Burle Marx e abriga uma pinacoteca com obras de pintores piauienses. É necessário reservar com antecedência as visitas monitoradas pelo interior do palácio. Av. Antonino Freire, 1.450 – Centro.

Theatro 4 de Setembro

Com 600 lugares, é a principal casa de espetáculos e um monumento da cidade. A arquitetura e a decoração têm inspiração portuguesa, com detalhes greco-romanos muito apreciados no fim do Século XIX. Praça Dom Pedro II – Centro.

Central de Artesanato Mestre Dezinho

Espaço destinado à exposição do artesanato piauiense. Ocupa antigo quartel no centro de Teresina. São 25 lojas que expõem objetos feitos em fibras vegetais, couro e madeira, além de jóias e bijuterias, licores e doces caseiros. Tem restaurante típico, que serve pratos regionais como Maria Isabel, sarapatel, baião de dois, feijão com pequi...


Voltar

Teresina e região

Atividades

Passeios ecológicos

Teresina possui boas opções para passeios e lazer, destacando-se o Parque Zoobotânico e o Parque Ambiental Encontro dos Rios, que tem quiosques de artesanato, trilhas com vista para o encontro dos rios Poti e Parnaíba e um agradável restaurante flutuante.

Praias

As praias de Teresina são em sua maioria formadas por coroas de areia que surgem nos leitos dos rios Parnaíba e Poti durante a época da seca, entre junho e novembro. Recentemente, a cidade ganhou um balneário permanente e bem-estruturado à margem do rio Poti, na chamada Curva São Paulo.


Voltar

Teresina e região

Gastronomia

Teresina possui uma boa rede gastronômica, que inclui tanto restaurantes típicos nordestinos quanto especializados em culinária internacional. Pratos da cozinha sertaneja, como carne de sol com macaxeira e bode assado, têm especial predominância nos restaurantes tradicionais, localizados no centro da cidade. Restaurantes e bares mais sofisticados ficam no bairro Jockey Club e proximidades.

Voltar

Teresina e região

Artesanato

No Parque Encontro dos Rios, no Centro de Artesanato de Poty Velho e, principalmente, na Central de Artesanato Mestre Dezinho são encontradas amostras do fértil artesanato local. As opções são variadas e tentadoras: cestarias, cerâmicas, rendas, quadros, entalhes em madeira, utilidades domésticas, licores e doces. Sem falar nas jóias e adornos de opala – o Piauí é um dos únicos lugares do mundo onde existe a pedra.

Voltar

Teresina e região

Eventos

Folguedos juninos

O Encontro Nacional de Folguedos Juninos inclui apresentação de grupos folclóricos, quadrilhas e comidas típicas. Realizado anualmente no Parque Potycabana, defronte ao Teresina Shopping, recebe representantes de vários estados do Nordeste.

Micarina

O Carnaval fora de época de Teresina é uma festividade tradicional na região, normalmente realizada em julho, atualmente passando por modificações estruturais para adaptar-se ao crescimento da cidade.


Voltar

Teresina e região

Arredores

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES

O Parque Nacional de Sete Cidades abriga um impressionante conjunto de formações geológicas conhecido como as Sete Cidades de Pedra, com monumentos rochosos, sítios arqueológicos, cachoeiras e piscinas naturais. As formações rochosas têm aproximadamente 190 milhões de anos e formas intrigantes esculpidas pelo tempo – semelhantes ao Arco do Triunfo, a um macaco batendo palmas ou a um pé gigante – que receberam nomes segundo o imaginário popular, como “A Pedra da Tartaruga”, “Os Três Reis Magos” e “Os Canhões”. O parque possui infra-estrutura que inclui centro de visitantes, bar e restaurante. Além das rochas de formatos inusitados, as lendas alimentam a curiosidade sobre o local. Alguns pesquisadores atribuem as inscrições e pinturas rupestres aos vikings, outros aos fenícios, que teriam sido seus primeiros habitantes. O parque está situado no município de Piracuruca, distante 196 km de Teresina na direção Norte, em área de 6,2 mil hectares que engloba uma faixa de transição entre a Caatinga e o Cerrado, o que o torna abrigo de espécies da fauna e da flora dos dois ecossistemas. A área aberta à visitação turística pode ser percorrida em 12 km de trilhas, na maior parte de baixo grau de dificuldade. Para conhecer o parque é obrigatório passar pelo centro de visitantes e utilizar os serviços de um guia. A época mais indicada para visitação é entre dezembro e junho, quando o clima é mais ameno, a vegetação mais verde e o lugar se enche de cachoeiras e piscinas naturais.

Voltar

Teresina e região

Acessos

Por via rodoviária

De São Luís: BR-135.
De Fortaleza ou do Sul do país: BR-222.
Para Piracuruca (Parque de Sete Cidades): BR-343 ou PI-115.

Por via aérea

O Aeroporto Senador Petrônio Portela recebe vôos regulares das principais capitais brasileiras.

Distâncias de Teresina

São Luís: 463 km
Fortaleza: 634 km
Brasília: 1.789 km
Piracuruca: 196 km

Voltar