Pernambuco

Área 98.311km²
(1,2% do território nacional)
Habitantes 8.413.593
(4,6% da população nacional)
Capital Recife

Nordeste

Pernambuco

A soma de paisagens deslumbrantes e rico patrimônio cultural faz de Pernambuco um lugar especialmente sedutor. Dos casarios históricos de Olinda ao paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha, da saborosa culinária típica à criatividade das manifestações artísticas e culturais, sobram motivos para se apaixonar por esta terra.

Com área de 98,9 mil km² e população de 8,5 milhões de pessoas, a cultura pernambucana é resultado da mistura de influências indígenas, portuguesas e africanas, matizada pelos holandeses, que ocuparam a região entre 1630 e 1654 com o objetivo de controlar o comércio mundial de açúcar.

A capital, Recife, ostenta uma das melhores infra-estruturas turísticas do Nordeste, com hotéis de várias categorias e excelente gastronomia. A apenas 7 km do Centro fica Olinda, cidade histórica com preciosidades arquitetônicas, conhecida também por seu Carnaval peculiar, caracterizado por bonecos gigantes e pelos desfiles de blocos de rua que sobem e descem suas ladeiras estreitas ao ritmo do frevo.

Com clima quente e águas mornas durante todo o ano, os 187 km do litoral abrigam praias famosas como a de Boa Viagem, Porto de Galinhas e Maria Farinha, além de monumentos históricos como o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá.

Pernambuco guarda, ainda, preciosidades em seu interior. Como Caruaru, pólo regional de cultura popular – os pernambucanos são mestres nas artes do barro e do cordel. Gravatá, cidade que respira surpreendente ar de montanha; Goiana e Igarassu, com relevante patrimônio histórico, completam este fascinante roteiro pelo coração do estado.