Paraíba

Área 56.439km²
(0,6% do território nacional)
Habitantes 3.595.886
(2% da população nacional)
Capital João Pessoa

Paraíba

João Pessoa e região

Fundada em 1585, João Pessoa é uma capital agradável. Preserva a calma de interior, mas projeta o futuro em largas avenidas por onde o trânsito flui sem tropeços. A preocupação ecológica impôs limites à altura dos prédios construídos na orla marítima e estimula a preservação da cobertura verde na área urbana – a cidade é uma das mais arborizadas do país.

Com 675 mil habitantes, a capital da Paraíba possui uma eficiente estrutura hoteleira a bons preços, gastronomia variada e 25 km de belíssimas praias. Seus atrativos turísticos passam pelo centro histórico revitalizado, pela peculiar culinária e pelos coloridos mercados públicos, reflexos do caldeirão cultural de uma das cidades mais antigas do Brasil.

Também em João Pessoa ficam o Cabo Branco e a Ponta do Seixas, ponto mais oriental de todo o continente americano. Daí, em direção ao Sul, o litoral é recortado por uma sucessão de belas baías ligadas pela Via Litorânea. São 50 km com praias lindas e semidesertas, passando pelo município vizinho de Conde até chegar a Tambaba, primeira praia oficial de naturismo do Nordeste. Ao Norte da cidade, uma balsa cruza o estuário do rio Paraíba do Norte, entre o Porto de Cabedelo e a cidade de Lucena, e o visitante se depara com uma paisagem de falésias, dunas e coqueirais que se estende através dos municípios de Bonsucesso, Campina e Barra de Mamanguape, até a Baía da Traição.

João Pessoa e região

Principais Atrativos

Praias da capital

Tambaú, Manaíra e Cabo Branco são as principais praias urbanas de João Pessoa, e nelas se concentra a principal estrutura turística da capital, com hotéis e restaurantes qualificados, boas lojas, centros de artesanato e operadoras de turismo. O calçadão de Tambaú é palco para caminhadas e passeios de bicicleta de turistas e moradores da cidade, e a avenida permanece interditada ao tráfego de veículos nas primeiras horas da manhã, para que os desportistas possam começar seu dia com tranqüilidade.

Farol do Cabo Branco

O entorno do Farol do Cabo Branco inclui uma loja de souvenires, um monumento que marca o ponto mais Oriental do Brasil e das Américas e um mirante de onde pode ser apreciada a beleza natural da Ponta do Seixas, o verdadeiro ponto extremo do país a Leste.

Praias do Conde

Ao Sul da Ponta do Seixas desdobra-se o litoral do município de Conde, com praias de tirar o fôlego, casas de veraneio e uma estrutura simples de bares e hotéis. Destaque para as praias do Coqueirinho e Tambaba, primeira praia oficial de naturismo do Nordeste brasileiro e palco de uma curiosa formação de cânions de arenito.

Centro histórico

João Pessoa guarda um rico acervo histórico-arquitetônico, com casarios coloniais e imponentes construções barrocas. O centro antigo da cidade passa por um processo de revitalização, mas já é possível apreciar alguns quarteirões restaurados e belas igrejas, além do Hotel Globo, referencial na vida da cidade durante as primeiras décadas do Século XX.

Igrejas

O centro de João Pessoa tem igrejas imponentes, como a Basílica Nossa Senhora das Neves e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, mas nada se compara ao conjunto formado pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio, construídos entre 1589 e 1779. A igreja impressiona por seu refinado estilo barroco, altares e púlpitos de madeira esculpida e folhada a ouro, além de belíssima pintura no teto da nave principal. Já o convento é ocupado por um museu de arte sacra e de mobiliário dos séculos XVII e XVIII, além de espaços para a realização de exposições temporárias.

Praia do Jacaré

Assistir ao pôr-do-sol na Praia do Jacaré é um programa imperdível para quem visita João Pessoa. Todos os dias, quando o sol se põe sobre as águas do rio Parnaíba, muita gente se acomoda nos bares da orla para assistir Jurandy do Sax interpretar a obra-prima de Ravel sobre uma canoa, um espetáculo que termina com o último raio de sol. Além de bares servindo frutos do mar, a praia fluvial do Jacaré tem também centro de artesanato e barraquinhas de comidas típicas.

Parque Sólon Lucena

É outro ponto turístico famoso de João Pessoa, escolhida em votação pela população como cartão-postal da cidade. Antigo sítio jesuíta, o local era ocupado por um bosque de Mata Atlântica do qual ainda hoje restam vestígios entre as palmeiras imperiais que acompanham o projeto do paisagista Burle Marx. Como todas as linhas de ônibus da cidade têm seu terminal no entorno da lagoa, o Parque Sólon Lucena é um local muito freqüentado pela população local em busca de descanso e contato com a natureza.


Voltar

João Pessoa e região

Atividades

Passeio até Areia Vermelha

Passeio de barco até uma coroa de areias vermelhas a 2 km da costa. A praia só aparece na maré baixa, uns 20 dias por mês. Algas depositadas sobre um fundo de corais criam a tonalidade avermelhada que fascina os visitantes. Os barcos para a ilha saem das praias do Poço e Camboinha, a cerca de 10 km de João Pessoa.

Passeio até Picãozinho

Passeio de barco até a formação de recifes de corais chamada de Picãozinho, a 15 minutos da costa de Tambaú. Na maré baixa, formam-se translúcidas piscinas naturais e peixes coloridos circulam entre os turistas com naturalidade. Passeio de bugue pelo litoral Diversas operadoras locais organizam passeios de bugue pelo litoral dos municípios de João Pessoa e Conde, passando pelas praias de Barra do Gramame, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba.


Voltar

João Pessoa e região

Eventos

A religiosidade é uma das características do povo paraibano, e esta devoção é bem representada pelo espetáculo da Paixão de Cristo, que atrai fiéis e muitos turistas a João Pessoa durante a Semana Santa. Em contrapartida, o pré-carnaval mostra o lado profano da cidade, com suas folias de rua embaladas ao som do frevo e do maracatu. Durante as festas juninas, a dança do forró marca presença e também atrai muitos visitantes à capital.

Voltar

João Pessoa e região

Gastronomia

João Pessoa tem uma gastronomia diversificada, dividida entre os frutos do mar e a tradicional culinária sertaneja. Pratos à base de peixes, crustáceos e camarões dividem espaço nos cardápios com a carne de sol (servida com macaxeira frita ou cozida, paçoca e pirão de queijo), a buchada e o bode assado. A casquinha, o ensopado de caranguejo e o próprio crustáceo cozido no leite de coco com verdura e pirão disputam a preferência dos turistas que visitam os restaurantes e bares da orla de João Pessoa.

Voltar

João Pessoa e região

Artesanato

Na orla de Tambaú ficam os dois principais mercados de artesanato de João Pessoa – o novo e o antigo – que juntos oferecem mais de 200 lojas e uma imensa variedade de artigos de artesanato – cestarias, redes, rendas, cerâmicas, souvenires e roupas produzidas com o exclusivo algodão colorido de Campina Grande. Os preços costumam ser mais acessíveis que nas demais capitais nordestinas, e muitos desses artigos também podem ser encontrados junto a barracas de comidas típicas da Paraíba, na folclórica feirinha de Tambaú.

Voltar