Paraíba

Área 56.439km²
(0,6% do território nacional)
Habitantes 3.595.886
(2% da população nacional)
Capital João Pessoa

Nordeste

Paraíba

Ocupando o território mais oriental das Américas, a Paraíba – com mais de 3,5 milhões de habitantes e 56,5 mil km² de área – oferece ao visitante um litoral tão belo quanto pouco explorado, boa infra-estrutura turística e atrativos histórico-culturais. Durante muito tempo, paisagens marcadas por secas epidêmicas e cangaceiros representaram a Paraíba no imaginário nacional. Hoje, entretanto, o estado é reconhecido por sua beleza natural, gastronomia saborosa e refinado artesanato em madeira, cerâmica e renda. A cana-de-açúcar e seus derivados ainda constituem a principal atividade econômica, mas o turismo tem aumentado sua participação na geração de renda e empregos, principalmente no entorno da capital, João Pessoa, onde está concentrada a infra-estrutura hoteleira.

João Pessoa – com 675 mil habitantes – é o centro turístico da Paraíba. Embora modernizada e dotada de boa infra-estrutura urbana, não perdeu o encanto de cidade pequena e trata de preservá-lo. A capital oferece ao visitante completa rede hoteleira e gastronômica, 25 km de belas praias, referenciais históricos e arquitetônicos e boa segurança.

Além da capital, pequenas vilas de pescadores, como a Baía da Traição, atraem turistas por sua beleza e tranqüilidade. No interior, Campina Grande é conhecida como a “Capital do Forró”, onde é realizada a melhor Festa de São João do Nordeste. Até mesmo o sertão paraibano, castigado pela seca, tem atrativos de interesse turístico, ainda pouco explorados – como o sítio paleontológico do Vale dos Dinossauros, na cidade de Sousa.