Pará

Área 1.247.689km²
(14,6% do território nacional)
Habitantes 6.970.586
(3,8% da população nacional)
Capital Belém

Norte

Pará

Com 1,25 milhões de km² (16,6% do território nacional), o Pará é o segundo maior estado brasileiro. Aqui, o visitante se depara com uma atmosfera exótica, mistura única de aromas, sons e sabores. Com a maior parte de seu território coberto pela Floresta Amazônica, o estado tem parte significativa do rio Amazonas correndo em seu interior – é no Pará que suas águas encontram o Atlântico. Na foz, onde o grande rio deságua no oceano, fica um delta com mais de 200 ilhas espalhadas em 160 mil km², entre elas Marajó, a maior ilha fluvial-marítima do mundo.

A capital, Belém, com 1,4 milhão de moradores, concentra mais de 20% da população do estado, de 7 milhões de habitantes. É metrópole moderna, com avenidas arborizadas, que conserva importante acervo histórico e arquitetônico – e um dos maiores e mais pitorescos mercados do país, o Ver-o-Peso.A capital paraense é também ponto de partida para excursões à Ilha do Marajó, lugar de um fascínio especial. Também de Belém partem os barcos que sobem o Amazonas com destino a Santarém, em passeios inesquecíveis pelo coração da floresta.

A cultura paraense talvez seja a mais genuinamente brasileira. A culinária recende a frutas e temperos da terra. O artesanato surpreende com a cerâmica marajoara e as jóias produzidas com elementos naturais da floresta. O jeito próprio do paraense transparece nas danças do carimbó e do lundu, nas lendas populares do Uirapuru e do Boto Vermelho e na procissão do Círio de Nazaré, maior evento religioso do Brasil. Conhecer o Pará é percorrer as curvas do rio Amazonas e desvendar a floresta, mas, sobretudo, é deixar-se seduzir pela simplicidade e alegria de uma gente encantadora.