Mato Grosso

Área 903.357km²
(10,6% do território nacional)
Habitantes 2.803.274
(1,5% da população nacional)
Capital Cuiabá

Centro-Oeste

Mato Grosso

O Mato Grosso é o terceiro maior estado do país, com área de 906 mil km², e 2,8 milhões de habitantes espalhados por 141 municípios. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a paisagem de florestas, rios e uma fauna e flora exuberantes, características de três grandes ecossistemas brasileiros presentes em seus limites territoriais: no Sudoeste, fica um terço da área total do Pantanal; no Norte, a porção mais meridional da Floresta Amazônica; e, a Leste, as grandes chapadas do Planalto Central do Brasil, que se estendem em direção a Goiás até o Centro-Oeste da Bahia.

Em decorrência da diversidade da natureza, o estado é destino de ecoturistas que buscam programas relacionados com a contemplação da flora e fauna e esportes de aventura. A capital, Cuiabá, com 542 mil habitantes, tem boa estrutura de hospedagem, alimentação e serviços. É o pólo regional e econômico do estado, cuja economia baseia-se na agricultura e pecuária, extrativismo da madeira e mineração.

A partir de Cuiabá, chega-se aos principais destinos turísticos do Mato Grosso: o Pantanal Norte, Cáceres e a Chapada dos Guimarães. A cidade de Poconé é o portal da Transpantaneira, uma estrada de terra com 150 km e 120 pontes de madeira que atravessa a parte do Pantanal pertencente ao estado – no trajeto, há pousadas e lodges (hotéis de selva) muito procurados por turistas internacionais fascinados pela vida selvagem local. Cáceres, cidade portuária à beira do rio Paraguai, é o destino dos pescadores esportivos. A Chapada dos Guimarães é um dos ícones do ecoturismo brasileiro.