Mato Grosso do Sul

Área 357.124km²
(4,2% do território nacional)
Habitantes 2.264.468
(1,2% da população nacional)
Capital Campo Grande

Mato Grosso do Sul

Bonito

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país. Junto com dois municípios próximos – Jardim e Bodoquena –, integra o complexo turístico da Serra da Bodoquena, que possui atrativos variados para encantar os visitantes: cachoeiras, lagos, grutas, cavernas, nascentes, riachos, aquários naturais e rios de águas transparentes, muito procurados para flutuação. Na cidade há um aquário natural de águas claríssimas. O contraste do colorido dos peixes com o verde intenso da vegetação proporciona um visual fascinante.

Um dos principais atrativos da região é a famosa Gruta do Lago Azul e outras 79 cavernas que impressionam pela beleza da formação de suas rochas. O Abismo Anhumas e a flutuação nos rios da Prata e Sucuri são outros destaques. Praticamente todos os passeios começam por trilhas em meio à natureza. Há diversos balneários (os mais procurados são o do Gordo, do Sol e o do rio Formoso), cachoeiras (destaque para as do Aquibadan e do Peixe), grutas e cavernas que permitem a prática de esportes como rapel, mergulho, trekking e rafting.

Na região há muitas fazendas (como a Segredo, a Lomba, a Ceita Corê) e as opções de passeio incluem cavalgadas, quadriciclos e botes. Bonito tem boa estrutura para o turismo, tanto em hospedagem (são 4 mil leitos) quanto em restaurantes e bares, além de um centro de eventos com capacidade para 1,5 mil pessoas. As visitas a cachoeiras, cavernas, trilhas e rios são controladas com rigidez e devem ser acompanhadas por guias.

Bonito e região

Arredores

Jardim

O município de Jardim fica a 75 km de Bonito e integra o complexo turístico da Serra da Bodoquena. Há vários balneários nas proximidades da cidade. A maioria se encontra em propriedade particular, com boa estrutura de hospedagem e alimentação. Os passeios incluem trilhas, banhos e, em alguns casos, flutuação.

Bodoquena

Bodoquena, a 72 km de Bonito, é uma cidade tranqüila, com opções menos sofisticadas e mais baratas de hospedagem. Integra o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, área com mais de 76 mil hectares na qual se pode ver animais como antas, capivaras, veados, queixadas, macacos e onças. Oferece rapel, passeio a cavalo, banhos de cachoeira, trilhas ecológicas e observação de peixes.


Voltar

Bonito e região

Principais Atrativos

Abismo Anhumas

Após uma descida de mais de 70 metros, o aventureiro encontra um espelho d’água do tamanho de um campo de futebol com 80 m de profundidade. Além do rapel, pode-se fazer mergulho. O programa é recomendado para pessoas com boa resistência física, mas não há necessidade de experiência em rapel, pois o treinamento é feito um dia antes. Fazenda Anhumas: acesso pela estrada que leva ao Campo dos Índios, a 22 km de Bonito.

Aquário Natural (Reserva Ecológica Baía Bonita)

O aquário, em Bonito, é formado pela nascente do rio Formoso e tem águas cristalinas repletas de plantas exóticas e cardumes de peixes coloridos, que podem ser facilmente avistados pelos visitantes. Ideal para quem gosta de trilhas e flutuação. Oferece boa estrutura: tem bar, restaurante, minimuseu de história natural sobre ecossistemas locais e piscina aquecida para treinamento básico de mergulho livre. Na nascente do rio Baía Bonita a flutuação é feita num percurso tranqüilo de 800 metros. Já no rio Formoso dá para nadar, brincar em cama elástica flutuante e deslizar numa tirolesa. O caminho até lá é feito por uma trilha em mata preservada. Balneário Municipal de Bonito Fica a 6 km da cidade e não precisa do acompanhamento de guia. As águas são cristalinas e o balneário possui estrutura com banheiros, lanchonete e sorveterias. Há quadras de vôlei, área de camping e churrasqueiras.

Boca da Onça

O roteiro mais conhecido de Bodoquena é o que leva à Boca da Onça, cachoeira com 156 m de altura. Começa por uma caminhada de 3 horas na mata e passa por mais de dez cachoeiras. Para chegar até a mais alta delas, há duas opções: em veículo 4x4 ou pela escadaria com mais de 800 degraus, esforço recompensado pela vista para o cânion do rio Salobra e os espaços para descanso, com piscina com peixes e rapel de 90 metros.

Buraco das Araras

Em Jardim fica o famoso Buraco das Araras, uma enorme fenda na qual se concentram centenas de araras vermelhas e outras espécies de aves. Gruta do Lago Azul Tombada como patrimônio natural, fascina pela beleza das esculturas naturais esculpidas em suas pedras. Formada por rocha calcária, tem 87 m de profundidade, 120 m de largura e um lago com águas de azul profundo. Localizada na Fazenda Anhumas, a 22 km de Bonito, oferece pela manhã um espetáculo de rara beleza: entre 7h30 e 9h30 os raios de sol invadem a caverna e se refletem na água, deixando-a cristalina. Além de paradisíaco, o lugar é um sítio pré-histórico, no qual mergulhadores brasileiros e franceses descobriram, em 1992, fósseis de animais com cerca de 10 milhões de anos. O acesso ao local é feito por uma escadaria rústica e íngreme – com mais de 200 degraus irregulares e sem corrimão.

Lagoa Misteriosa

Em Jardim, boa dica para quem gosta de mergulho – impressiona pela profundidade, beleza e transparência das águas. A visitação exige a presença de um guia e contato com agência de turismo. Rio da Prata Com suas águas cristalinas, é um dos melhores locais para flutuação e a observação de peixes. Para chegar até a nascente o visitante caminha por 1h em trilha de mata nativa. A flutuação começa na nascente do rio Olho d'Água, que desemboca no rio da Prata alguns metros adiante. O percurso de 2 km é acompanhado de dourados, piraputangas, piaus, pacus, corimbas e pintados. O local também é procurado para mergulho autônomo e batismo. Acesso pela BR-267, distante 50 km de Bonito, na direção de Jardim. Rio Sucuri Mergulho livre por 1.400 m a partir da nascente do rio de águas cristalinas e exuberante flora subaquática. Há passeios opcionais a cavalo, bicicleta ou quadriciclo. Acesso pela estrada que leva a São Geraldo, a cerca de 20 km de Bonito.


Voltar

Bonito e região

Negócios e Eventos

Além da boa estrutura de hospitalidade – hotéis, resorts e restaurantes – Bonito tem excelentes locais para realização de eventos, o que inclui um centro de convenções com capacidade para 1,5 mil pessoas e área de eventos em resort local com capacidade para 500 pessoas.


Voltar

Bonito e região

Acessos

Por via rodoviária

De Campo Grande: BR-060, via Sidrolândia, ou BR-262, via Aquidauana.

Por via aérea

Há vôos fretados da TAM.

Distâncias de Bonito

Campo Grande: 312 km
São Paulo: 1.135 km
Rio de Janeiro: 1.583 km


Voltar