Mato Grosso do Sul

Área 357.124km²
(4,2% do território nacional)
Habitantes 2.264.468
(1,2% da população nacional)
Capital Campo Grande

Centro-Oeste

Tocantins

Com área de 358,2 km² - correspondente a 4,2% do território nacional - e 2,3 milhões de habitantes distribuídos em apenas 78 municípios, o Mato Grosso do Sul tem grandes paisagens desabitadas, onde a natureza permanece intacta.

A maior fatia do Pantanal - dois terços de sua extensão - fica no estado. A vida selvagem - que pode ser observada em sua plenitude com grande proximidade - e a cultura pantaneira encantam visitantes de todas as origens.

O Mato Grosso do Sul foi colonizado por portugueses, espanhóis, paraguaios - o estado possui fronteiras com Paraguai e Bolívia - e migrantes de diversos estados do Brasil, especialmente mineiros, paulistas e gaúchos, atraídos primeiro pelo ouro, no Século XIX, e, a partir das primeiras décadas do Século XX, pelas grandes extensões de terra que permitem a pecuária e a agricultura extensivas, base da economia atual.

Campo Grande, a capital, é uma cidade acolhedora, arborizada, bonita e moderna, com 724 mil habitantes. Tem infraestrutura urbana planejada, boa rede hoteleira, centros de convenções e restaurantes em que se pode degustar as delícias da comida típica. Pela BR-262, rodovia pavimentada e bem sinalizada, chega-se até Corumbá, cidade portuária às margens do rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia, passando por Aquidauana e Miranda, de onde se tem acesso aos melhores lugares para curtir a vida pantaneira.

A partir de Campo Grande também se chega a Bonito, cidade com atrações naturais espetaculares e peculiares, atualmente um dos mais destacados destinos de ecoturismo e esportes radicais do Brasil.