Minas Gerais

Área 586.528km²
(7% do território nacional)
Habitantes 19.237.450
(10,6% da população nacional)
Capital Belo Horizonte

Sudeste

Minas Gerais

Terra do pão de queijo, de uma gente interiorana esperta de fala suave e mansa, de melodias que brotam dos sertões profundos do país, Minas é lugar mítico no coração dos brasileiros. Único estado do Sudeste sem litoral, é conhecido pela paisagem de montanhas sem fim, com horizontes que parecem tocar o céu, onde ficam cidades históricas que remontam aos primórdios da história do Brasil.

Com um vasto território de 588,5 mil km² e 19,5 milhões de habitantes – cerca de 10% da população brasileira –, Minas Gerais é estratégica para a economia e a política do país desde os tempos do Brasil Colônia. Trata-se do estado com maior número de municípios: 853, de um total de 5.564. Sua capital, Belo Horizonte, é a quinta cidade mais populosa do Brasil, importante centro cultural e de turismo de negócios e eventos, com boa estrutura de hospedagem e gastronomia. Cidades como Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e Congonhas preservam conjuntos arquitetônicos erguidos no Século XVIII, durante o Ciclo do Ouro.

Minas Gerais é famosa por sua deliciosa culinária típica. Pratos como frango ao molho pardo, canjiquinha com costelinha de porco, leitão à pururuca e vaca atolada são resultado da troca de influências entre índios, portugueses e africanos. Os tradicionais pães de queijo, as broas de milho, as sobremesas feitas à base de doces e a cachaça são outras especialidades mineiras reconhecidas em todo o país.

Além dos atrativos históricos e culturais, Minas Gerais é procurada por suas belezas naturais, como as encontradas nos parques das Serras da Canastra, do Cipó e do Espinhaço, nas grutas de Sete Lagoas e Cordisburgo, nas cachoeiras de Carrancas e nas estâncias hidrominerais de São Lourenço e Caxambu.