Maranhão

Área 331.983km²
(4% do território nacional)
Habitantes 6.103.327
(3,4% da população nacional)
Capital São Luís

Maranhão

Lençóis Maranhenses

Dunas – gigantescas, parecendo não ter fim – de areia branca e fina que se movem ao sopro dos ventos; dezenas de lagoas – verdes e azuis – como querendo desdizer que este é o maior deserto do Brasil; um rio que serpenteia preguiçosamente entre manguezais e buritis antes de romper deserto e dunas em direção ao mar; construções simples cobertas de palha, com comida saborosa e farta, e redários para adormecer a moleza que antecede a sesta; para completar, um povoado de gente sorridente, alegre e hospitaleira... como resistir a tanto encantamento? Sem dúvida, o Parque dos Lençóis Maranhenses é um dos mais belos – e inusitados! – destinos turísticos brasileiros.

O maior deserto do país, com área de 155 mil hectares, localizado às margens do Oceano Atlântico, fica a Leste da capital São Luís. Adiante – sempre na direção Leste – chega-se ao grande Delta do rio Parnaíba.

Chove muito na região, entre janeiro e julho. É esse grande volume de águas que alimenta as lagoas, proporcionando um espetáculo belo e único.

Há duas maneiras de chegar aos Lençóis Maranhenses: de avião (sobrevoando dunas e lagoas) e de carro. O acesso feito a partir de São Luís leva a Barreirinhas – porta de entrada para o parque. A cidade de 48 mil habitantes – localizada às margens do rio Preguiça – é ponto de partida para os principais atrativos do parque.

Com ar bucólico e povo hospitaleiro, Barreirinhas possui boa infra-estrutura turística: hotéis, resorts e pousadas confortáveis; operadoras e guias turísticos; bares e restaurantes que se debruçam em graciosos decks sobre o rio. Três programas básicos desnudam as belezas da região: sobrevôo panorâmico, passeio de barco pelo rio Preguiça, incursão ao deserto de dunas em carros 4x4.

O sobrevôo panorâmico dura em média 30 min, suficiente para acompanhar o rio Preguiça até o mar e retornar sobre dunas e lagoas. O passeio de barco é programa para um dia inteiro, com parada para o almoço, descendo o rio Preguiça até as proximidades do mar. A incursão pelas dunas em veículos 4x4, até as lagoas Bonita e Azul, deve ser feita preferencialmente no período da tarde, para aproveitar o maravilhoso pôr-do-sol.

Os povoados de Atins e Caburé são recantos naturais, na foz do rio Preguiça, em meio à imensidão de areias brancas do parque. Além dos restaurantes, instalados em cabanas com cobertura de palha, os turistas que optarem por permanecer mais de um dia no local encontram algumas pousadas rústicas e simples.

Lençóis Maranhenses / Barreirinhas

Principais Atrativos

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com área de 15 mil hectares, o parque – repleto de dunas, lagoas, mangues, rios e praias – oferece inúmeras opções de passeios.


Voltar

Lençóis Maranhenses / Barreirinhas

Atividades

Passeio pelo rio Preguiça

Programa para um dia inteiro. Os barcos partem do trapiche de Barreirinhas. Nos primeiros quilômetros, o rio serpenteia entre mangues e buritis. Na parte final do trajeto, o rio mergulha entre as dunas. Nas margens, vilarejos de pescadores. Os povoados de Mandacaru, Atins e Caburé estão localizados muito próximos da foz, encontro do rio com o mar. O passeio inclui paradas nos povoados, com tempo para mergulhos e almoço; a sesta nas redes é gratuita.

Incursão pelas dunas

Os passeios em veículos 4x4 pelas dunas levam às lagoas da região, com destaque para a Azul e a Bonita. Suas águas transparentes têm até 3 m de profundidade. Perambular por entre as dunas é uma experiência inesquecível. O pôr-do- sol é fantástico!

Sobrevôo panorâmico

Aviões de pequeno porte decolam do aeroporto de Barreirinhas em direção ao Parque dos Lençóis. O sobrevôo – com duração de 30 minutos – oferece vista panorâmica do rio Preguiça, das comunidades ribeirinhas, da faixa de praia do parque e da imensidão de areias entrecortadas por lagoas.

Voltar

Lençóis Maranhenses / Barreirinhas

Gastronomia

Em Barreirinhas, os cardápios dos quase 20 bares e restaurantes incluem pratos da culinária regional: o tradicional arroz de cuxá (ervas, farinha e camarão seco), a caldeirada e o ensopado de peixe, a torta de caranguejo, o peixe frito e o famoso camarão grelhado. Alguns restaurantes servem boa e honesta culinária internacional.

Voltar

Lençóis Maranhenses / Barreirinhas

Artesanato

Bolsas, chapéus, colares, brincos, suplás, trilhos e toalhas de mesa – todos trançados com a fibra do buriti (palmeira típica) – são souvenires típicos da região dos Lençóis Maranhenses. Artesãos de 12 comunidades de Barreirinhas, a maior parte situada às margens do rio Preguiça, trabalham na confecção dos produtos. As lojas que vendem os artigos feitos de buriti podem ser encontradas no centrinho de Barreirinhas e nos vilarejos de pescadores.

Voltar

Lençóis Maranhenses / Barreirinhas

Acessos

Por via rodoviária

De São Luís: BR-135, BR-402 e MA-225.

Por via aérea

Há vôos diários para Barreirinhas, partindo de São Luís. O aeroporto de Barreirinhas recebe aviões de pequeno porte.

Distâncias de Barreirinhas

São Luís: 270 km


Voltar