Maranhão

Área 331.983km²
(4% do território nacional)
Habitantes 6.103.327
(3,4% da população nacional)
Capital São Luís

Nordeste

Maranhão

O Maranhão é uma terra singular, com características únicas e ao mesmo tempo multifacetadas. A história da sua capital – São Luís – é um enredo que envolve franceses, holandeses e portugueses. O território do estado – com 331,9 mil km², encravado no extremo Norte do Brasil, beirando o Oceano Atlântico – apresenta características e vegetação de três biomas distintos: em sua parte Leste, o deserto seguido do litoral típico de todo o Nordeste; na parte Oeste, a selva amazônica; e na parte Sul, as chapadas do Cerrado.

O estado tem 6 milhões de habitantes, dos quais um quinto se concentra na região metropolitana de São Luís. As bases da economia são o turismo, o comércio, a prestação de serviços, a indústria e a agropecuária. Cores, sons e alegria marcam a cultura, as vestimentas, o folclore e a culinária da gente do Maranhão. Os personagens do bumba-meu-boi – também presente em outras regiões do país – aqui se apresentam coloridos de vermelho, azul, verde, amarelo. O som do reggae – influência da Jamaica e do Caribe, ali tão próximos – espalha-se por todos os lugares; mas, nas festas populares, cede espaço para as cantorias e danças do tambor de crioula – fruto da miscigenação de indígenas, africanos e portugueses.

Neste rico universo, três lugares – São Luís, Alcântara e Lençóis Maranhenses – juntam suas excelências para oferecer aos visitantes um dos melhores destinos turísticos do Brasil. Completo: cultura, história, natureza incomum, gente hospitaleira, aventura, culinária, artesanato e encantamento!