Goiás

Área 340.086km²
(4% do território nacional)
Habitantes 5.619.917
(3,1% da população nacional)
Capital Goiania

Goiás

Goiás

Goiânia não parou de crescer desde que se tornou a capital do estado, em 1942. Graças à profusão de áreas verdes e às largas avenidas de uma cidade inteiramente planejada, os habitantes – 1,2 milhão – e turistas desfrutam de um inusitado clima de tranqüilidade para uma cidade de grande porte.

Caminhar pelas ruas centrais de Goiânia é um programa agradável. É fácil se localizar, já que tudo converge para a Praça Cívica, sede dos governos estadual e municipal, em torno da qual estão muitas das principais atrações culturais da cidade. O conjunto arquitetônico tem duas dezenas de prédios tombados e há museus como o Zoroastro Artiaga, que conta a história do estado, e espaços de lazer ao ar livre como o Jardim Botânico e o Bosque dos Buritis.

Ao todo, Goiânia tem 22 construções e monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizados no centro da cidade e no núcleo de Campinas, que deu origem à capital. Destaque para o coreto da Praça Cívica, as fontes luminosas, o Palácio das Esmeraldas, o Colégio Lyceu, o Grande Hotel, o Teatro de Goiânia, a Estação Ferroviária e os edifícios da antiga Delegacia Fiscal e da antiga Chefatura de Polícia.

Goiânia e região

Principais Atrativos

Memorial do Cerrado

O visitante encontra reproduções de uma vila colonial, de um quilombo e de uma aldeia indígena, com explicações sobre os diferentes ecossistemas da região.

Museu de Arte de Goiânia

O acervo é composto por mais de 600 obras de diversos estilos, como desenho, aquarela, escultura, gravura e pintura, além de esculturas e peças de tapeçaria.

Museu Goiano Zoroastro Artiaga

É o museu de referência da história goiana, destinado a fornecer ao visitante um retrato preciso da memória cultural e material do estado. Está instalado em um prédio no estilo art déco.

Museu de Arte Contemporânea

Centro de fomento da arte, é sede da Escola de Artes Visuais e organiza eventos como palestras e mostras culturais. O acervo é composto por cerca de 500 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas e desenhos.

Bosque dos Buritis

Três lagos artificiais e uma fonte que lança água a 60 m de altura são os destaques de um cenário ideal para a prática de esportes.

Jardim Zoológico

Além dos mais de 1 mil animais, tem trilhas em meio à mata, lagos e córregos e equipamentos de recreação e esportes. Feira da Lua Realizada nas noites de sábado na Praça Tamandaré, é um ponto de encontro da juventude de Goiânia. Reúne mais de 900 expositores de alimentos, artesanato e produtos místicos.

Voltar

Goiânia e região

Gastronomia

A cozinha típica da região tem origem indígena, com influências mineiras e paulistas. O cardápio inclui peixe assado na telha, carne de sol, arroz com pequi e empadão goiano.

Voltar

Goiânia e região

Negócios e Eventos

Goiânia dispõe de boa rede hoteleira e mais de 1,5 mil estabelecimentos gastronômicos, entre bares e restaurantes. O principal local para eventos na cidade é o Centro de Cultura e Convenções, com capacidade para 5 mil pessoas em um grande evento ou na soma de até seis eventos simultâneos. Há três outros locais para público entre 1 mil e 3 mil pessoas: o Oliveira's Place, o Araguaia Convention Center e o Master Hall Multi-Eventos.

Voltar

Goiânia e região

Arredores

Caldas Novas

Localizada a 160 km de Goiânia, a cidade atrai mais de 1 milhão de visitantes por ano, interessados principalmente nos efeitos terapêuticos de suas águas quentes, cuja temperatura varia entre 35 e 50 graus. As águas provêm de quase 100 postos hidrominerais em atividade na região, contemplada também com muitos lagos, cascatas, riachos e ribeirões. O relevo montanhoso e a diversidade da fauna e da flora fazem de Caldas Novas um destino muito valorizado também para a prática de ecoturismo e esportes náuticos. Essa vocação natural para o turismo faz com que a cidade disponha de boa estrutura de gastronomia e hospedagem, com mais de 20 mil leitos de diferentes padrões.

Principais Atrativos

Lagoa Quente Com temperatura de água que pode chegar a 50 graus, a lagoa é cercada por estrutura que inclui quadras de areia, sauna e camping.

Lago Corumbá Formado para abastecer a Hidrelétrica Corumbá 1, tem 65 km² de extensão – espaço mais que suficiente para a prática de atividades náuticas, como jet ski, windsurf e passeios de lancha.

Parque Estadual Serra de Caldas Criado em 1970 para proteger as nascentes hidrotermais e espécies animais e vegetais características da região, o parque tem trilhas com irresistíveis paradas para banho em cachoeiras ou em piscinas naturais de águas frias.

Igreja Matriz É o prédio mais antigo da cidade, construído em 1850. Possui paredes e colunas de madeira nobre.

Gastronomia

A base da gastronomia de Caldas Novas são o palmito e dois frutos do Cerrado, o pequi e a jurubeba. Entre os pratos típicos estão a galinha com pequi e o arroz Maria Isabel, preparado com carne seca. Destaque também para os doces caseiros, como os de leite, de abóbora, de abacaxi, de queijo, de jiló e de tomate.

Artesanato

Fortemente influenciado pela herança indígena, o artesanato de Caldas Novas tem peças trabalhadas com madeiras, fibras, raízes, folhas, frutos, sementes, cipós e couro. A Feira do Luar, realizada nas noites de sábado e domingo no centro da cidade, concentra toda essa produção.

Rio Quente

Localizada a 30 km de Caldas Novas, Rio Quente tem ampla estrutura hoteleira, com destaque para o Rio Quente Resort, a 6 km do centro da cidade, com grande área verde e muitas opções de lazer. Dezoito nascentes abastecem o estabelecimento, resultando em um volume de água diário que chega a 150 milhões de litros. O Hot Park tem escorregadores gigantes, toboáguas e corredeiras em mais de 22 mil m².


Voltar

Goiânia e região

Acessos

Goiânia e região

Por via rodoviária

De Brasília: BR-060, BR-153.
De São Paulo: SP-310, BR-153.
Do Rio de Janeiro: BR-040, BR-060.
De Belo Horizonte: BR-040, BR-060.

Por via aérea

Vôos regulares partem diariamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras capitais.

Distâncias de Goiânia

Brasília: 211 km
São Paulo: 914 km
Rio de Janeiro: 1.314 km
Belo Horizonte: 896 km

Caldas Novas

De Goiânia: BR-153, depois GO-139.
De Brasília: BR-040, BR-050, GO-330, depois GO-213.

Rio Quente

De Caldas Novas: BR-490.
De Goiânia: BR-153, BR-490.
De Brasília: BR-060, BR-153, BR-490.

Distâncias de Caldas Novas

Goiânia: 160 km
Brasília: 330 km
Rio Quente: 30 km


Voltar