Goiás

Área 340.086km²
(4% do território nacional)
Habitantes 5.619.917
(3,1% da população nacional)
Capital Goiania

Goiás

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

O misticismo está no ar. A bela paisagem da Chapada dos Veadeiros atrai pessoas de todos os quadrantes do Brasil e do exterior que acreditam estar em um lugar especial, assentado sobre uma gigantesca placa de quartzo, rocha translúcida capaz de conduzir energia. Os cristais estão por toda a parte.

A região abriga aproximadamente 50 organizações religiosas das mais diferentes crenças. Com muitas serras, matas, cachoeiras e cavernas, a paisagem colabora para o clima de exaltação à natureza. A Chapada dos Veadeiros é também um paraíso para os praticantes de ecoturismo e esportes radicais. Contar com um veículo off-road é importante para conhecer recantos menos visitados – muitos desses lugares ficam em propriedades particulares ou dentro do parque; assegure-se de ser esperado ou de que terá acesso.

Alto Paraíso de Goiás, porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, ganhou o apelido de Cidade do Terceiro Milênio. Atravessado pelo Paralelo 14, assim como a peruana Macchu Picchu, o município tem muitas histórias sobre supostos contatos extraterrestres – e inclusive uma pista de pouso para discos voadores. A oportunidade de equilibrar os chacras e repor energias em terapias alternativas, como reiki, reflexologia, calatonia, argiloterapia, cura xamânica, sinesiologia, cristalterapia e radiônicos, é uma atração extra na cidade.

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Principais Atrativos

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Trata-se de um platô com mais de 1.000 m de altitude e 65 mil hectares de extensão, com cânions, corredeiras e cachoeiras, algumas especialmente belas, lagos de águas cristalinas e pedras coloridas, como a do Macaco, dos Couros, do Rio Cristal, do Poço Encantado, da Morada do Sol e do Salto do Rio Raizama. O parque oferece trilhas e a possibilidade de prática de esportes como o rapel.

Distrito de São Jorge

Localizado na entrada do Parque Nacional, a 38 km do centro de Alto Paraíso de Goiás, tem mirante que proporciona magnífica vista da região. Possui boa estrutura de hospitalidade, com pousadas, bares e restaurantes, com o jeito alternativoesotérico característico da Chapada.

Vale da Lua

As formações lembram a paisagem lunar, com grutas e crateras permeadas de piscinas. Fácil acesso, mas procure acompanhamento de um guia. Jardim de Maytrea Lugar bonito e bastante florido onde, segundo os esotéricos, existe um campo de força magnética. Jardim Zen Pedras e flores compõem o cenário deste místico ponto por onde passa o Paralelo 14 – a mesma linha imaginária que corta Macchu Picchu, no Peru.

Mirante do Baliza

Oferece uma vista geral das montanhas da Chapada e da cidade. Mirante do Pouso Alto O topo do morro de mesmo nome é o ponto mais alto de Goiás, com 1.676 m. Morro da Baleia Formação de quartzito utilizada para meditações e vigílias.


Voltar

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Atividades

Canyoning

Os melhores locais para a prática de canyoning são o Vale do Rio Macaco e o Cânion do Rio São Miguel. O primeiro é um complexo de cânions e cachoeiras com até 100 m de altura. O percurso passa por três delas e dura em torno de seis horas, com grau médio de dificuldade. O segundo tem sete cachoeiras, com trechos de natação, salto e tobogã – também dura em média seis horas, mas pode ser percorrido por iniciantes.

Rapel

A região conta com muitas cachoeiras adequadas ao esporte, mas a que tem a melhor queda é a Cachoeira da Água Fria, com opções de descida de 40 m para iniciantes e 130 m para praticantes mais experientes.

Trekking

As caminhadas podem durar de 10 minutos a quase 10 horas, dependendo da trilha e do grau de dificuldade. Alguns caminhos são mais procurados, como a travessia do Sertão Zen ou o Vale da Lua.


Voltar

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Gastronomia

O clima esotérico que predomina em Alto Paraíso de Goiás e no Distrito de São Jorge tem tudo a ver com comida natural, mas há outras opções para os turistas.

Voltar

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Eventos

Folia de Reis

Durante a festa – 6 de janeiro, Dia de Reis –, a procissão percorre a cidade parando de casa em casa, com música e orações. Festa do Divino Como no Dia de Reis, o evento religioso também é caracterizado pelas visitas às casas dos moradores. Dia 10 de junho.

Festival de Culturas Regionais

Música, dança e outras manifestações culturais da região, em julho. Festa de Nossa Senhora das Graças A padroeira da cidade é celebrada com uma grande festa em 27 de novembro.


Voltar

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Artesanato

Os cristais extraídos das rochas da região predominam na produção do artesanato local. Há muitas lojas de objetos feitos com cristais e pedras como topázio, ametista, ágata e quartzo. Outras opções são arranjos feitos com flores, sementes e frutas, conhecidos como Flores do Cerrado. O melhor lugar para encontrar produtos típicos da região é a feira de artesanato realizada nos fins de semana ao lado do Centro de Atendimento ao Turismo.

Voltar

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Acessos

A porta de entrada da Chapada dos Veadeiros é a cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Por via rodoviária

De Brasília: BR-020, GO-118 e GO-327.
De Goiânia: BR-060, BR-153, BR-414 e GO-118.

Distâncias de Alto Paraíso

Brasília: 229 km
Goiânia: 428 km


Voltar

Chapada dos Veadeiros / Alto Paraíso

Arredores

São Domingos / Terra Ronca

A cidade, no extremo Oeste do estado, quase na divisa com a Bahia, abriga o complexo de cavernas do Parque Estadual da Terra Ronca, que se estende também pelos municípios de Posse e Guarani de Goiás. São mais de 220 grutas cercadas por rios de águas cristalinas, lagos subterrâneos e diversas formações rochosas. Diz a tradição oral que o nome “Terra Ronca” foi dado há muitos anos por cavaleiros que passavam pela região e se assustavam com o eco produzido pelas cavernas subterrâneas.

Acesso

Por via rodoviária

De Alto Paraíso: GO-118, BR-020.
De Brasília: BR-020.

Distâncias de São Domingos

Alto Paraíso: 534 km
Brasília: 400 km


Voltar