Goiás

Área 340.086km²
(4% do território nacional)
Habitantes 5.619.917
(3,1% da população nacional)
Capital Goiania

Centro-Oeste

Goiás

Costuma-se dizer que Goiás fica no "coração do Brasil". Sua posição central no mapa do país faz com que esteja relativamente próximo de todas as demais regiões. Metade do território é composta por grandes propriedades rurais, mas já se foi o tempo em que o estado se destacava apenas pela pecuária e grande produção de grãos, como milho e soja: o turismo ganha força cada vez maior, graças à variedade de atrativos.

Além de sua simpática e progressista capital, Goiânia, o visitante pode conhecer os prédios históricos da antiga capital, Cidade de Goiás, presenciar manifestações folclóricas seculares em Pirenópolis, encantar-se com a natureza selvagem da Chapada dos Veadeiros e banhar-se nas águas terapêuticas de Caldas Novas e Rio Quente, que compõem o maior parque termal do mundo.

A história recente de Goiás registra uma série de transformações significativas. Em 1942, Goiânia tornou-se a nova capital, substituindo Vila Boa, hoje Cidade de Goiás. Na década seguinte, o estado concedeu parte de seu território central para a construção de Brasília, a nova capital do país, inaugurada em 1960. Em 1988, foi dividido pela metade, dando origem em sua porção Norte ao estado do Tocantins.

O estado mais populoso da região Centro-Oeste tem 5,6 milhões de habitantes espalhados por 340,1 mil km², resultando em uma densidade demográfica de 16,5 habitantes por km².Visitantes não deixam de notar imediatamente o céu especialmente luminoso do Planalto Central, onde o clima tropical assegura a supremacia do sol durante pelo menos nove meses ao longo do ano.