Distrito Federal

Área 5.801km²
(0,06% do território nacional)
Habitantes 2.333.108
(1,3% da população nacional)
Capital Brasília

Centro-Oeste

Distrito Federal

O Distrito Federal ocupa uma área de 5,8 mil km², dentro do estado de Goiás, que foi escolhida para a construção de Brasília, a nova capital brasileira, inaugurada em 21 de abril de 1960 - até então, a capital federal era a cidade do Rio de Janeiro.

À medida que Brasília foi se desenvolvendo, surgiram ao seu redor quase duas dezenas de localidades chamadas genericamente de "cidades-satélites", como Gama, Sobradinho, Guará e Ceilândia, que também integram o Distrito Federal. Passado quase meio século, atualmente a população do DF é de 2,4 milhões de habitantes, que desfrutam do melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as unidades da federação. Brasília é referência mundial de urbanismo e arquitetura contemporâneos, graças ao traçado assinado por Lúcio Costa (em formato de avião, com duas asas unidas por um eixo central) e à ousadia dos prédios projetados por Oscar Niemeyer. Em 1987, menos de três décadas após a inauguração, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco.

Visitantes devem estar atentos ao clima quente e muito seco, especialmente no período de estiagem, entre maio e setembro, quando a umidade relativa do ar costuma ficar abaixo de 30%. Recomenda-se beber muita água, usar roupas confortáveis e evitar o uso de ar condicionado.