Ceará

Área 148.825km²
(1,7% do território nacional)
Habitantes 8.097.276
(4,5% da população nacional)
Capital Fortaleza

Ceará

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Com 240 mil habitantes, Juazeiro do Norte é a segunda maior cidade do Ceará e um dos maiores destinos de peregrinação religiosa do Brasil. A mística do Padre Cícero atrai anualmente à cidade quase 2 milhões de romeiros. Com isso, Juazeiro se tornou o centro comercial e turístico do Vale do Cariri, região localizada ao Sul do Ceará. O calendário turístico é condicionado às várias festas religiosas que ocorrem ao longo do ano. Juazeiro também ganhou fama por seu artesanato, voltado principalmente à produção de artigos religiosos.

Outras cidades integram o roteiro turístico da região do Cariri: Nova Olinda, Crato, Barbalha e Santana do Cariri, todas localizadas em um raio de 70 km de Juazeiro do Norte.

Nova Olinda, em especial, é lugar com interesse arqueológico – abriga sítios arqueológicos como o da Furna Pintada, com pinturas rupestres, e o de Santa Fé, onde podem ser encontrados fósseis do Período Cretáceo. Entre a estrutura receptiva, se destacam o Museu do Homem Kariri e o Centro de Artesanato, que reúne os trabalhos produzidos na cidade em renda, palha, argila e metal.

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Principais Atrativos

Colina do Horto

Sobre a colina que domina a paisagem de Juazeiro do Norte foi erguida uma estátua de 27 m de altura em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, considerado santo pelos milhares de romeiros que visitam diariamente o local para pedir graças ou pagar penitências. O horto abriga ainda o Museu Vivo e o Memorial do Padre Cícero, além de dezenas de barracas que vendem desde lembranças do santo popular até CDs de música religiosa.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

Localizada no Centro de Juazeiro do Norte, abriga no altar a imagem de Nossa Senhora das Dores que o Padre Cícero mandou trazer da França. O lugar é o destino final de todas as romarias realizadas em Juazeiro, e calcula-se que 2 milhões de fiéis passem por ali anualmente. O entorno da igreja é tomado por centenas de barracas populares, que vendem comida, bijuterias e todo tipo de artefato religioso.

Memorial do Homem Kariri

Misto de museu e centro cultural localizado em Nova Olinda, reúne um acervo de peças arqueológicas e lendas da pré-história do homem Kariri, primeiro habitante da região. Abriga também a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, com rádio, TV e editora, e o Engenho de Artes Cênicas. Um dos objetivos é formar guias turísticos para trabalhar na região. Centro Cultural Mestre Noza Localizado no prédio da antiga cadeia pública de Juazeiro do Norte, o centro abriga artesãos do município e promove exposição permanente de suas obras.

Centro Cultural Banco do Nordeste

Possui teatro, centro de exposições e biblioteca. Realiza diariamente apresentações teatrais e musicais, além de exposições de artes plásticas, fotos e peças artesanais.


Voltar

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Eventos

A fé determina os principais eventos de Juazeiro do Norte e região. Pelo menos oito grandes festas religiosas atraem quase 2 milhões de romeiros à cidade. As principais são o Dia do Romeiro, que antecede o feriado de Finados (1o de novembro), a festa de Nossa Senhora das Dores (15 de setembro), aniversário do Padre Cícero (24 de março) e sua morte (20 de julho). Nessas ocasiões, é necessário reservar acomodações com antecedência.

Voltar

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Gastronomia

A carne seca, típica do Ceará, é o ingrediente básico da culinária sertaneja, principalmente assada e batida no pilão com farinha de mandioca. O resultado é a “paçoca”, utilizada como acompanhamento para o baião-de-dois, mistura de arroz com feijão de corda, queijo coalho, salsinha, coentro e cebolinha. Esta e várias outras receitas sertanejas podem ser degustadas nos diversos restaurantes típicos de Juazeiro do Norte e região, das barracas improvisadas próximo aos locais de romaria, até os restaurantes tradicionais do Centro.

Voltar

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Artesanato

A produção de objetos religiosos domina a atividade dos artesãos de Juazeiro do Norte, mas na cidade também podem ser encontrados belos trabalhos em couro, cestaria e madeira. A maior variedade se concentra no Mercado Central, nas lojas da rua São Paulo e no Núcleo de Arte Popular Mestre Noza, que vende roupas de couro, esculturas e cerâmicas. Na avenida Castelo Branco, esquina com José de Alencar, fica a gráfica de literatura de cordel Lira Nordestina, que também merece uma visita.

Voltar

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Arredores

BARBALHA

Conhecida pelas fontes de águas minerais e medicinais, Barbalha preserva cerca de 50 edificações de valor histórico, como o Casarão Hotel, construído em meados do Século XIX. Localizada a 12 km de Juazeiro do Norte, a cidade tem também parques ecológicos, rico artesanato e movimentadas festas populares, com destaque para a Festa de Santo Antônio, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira. Com dois séculos de tradição, a festa acontece em junho e reúne o que há de melhor do folclore da cidade, como os grupos de reisado, penitentes e zabumbas, além de barracas com comidas típicas. Em Barbalha está o Arajara Park, com várias piscinas, toboáguas e áreas de alimentação.

CRATO

Uma das cidades mais antigas do Ceará, Crato é a terra onde o Padre Cícero Romão Batista nasceu, em 1844. Localizada a 10 km de Juazeiro do Norte, oferece boas alternativas para o ecoturismo, o turismo rural e esportes radicais como rapel, vôo livre e trekking. Um dos atrativos naturais é a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, com 180 km de extensão por 40 km de largura, um santuário de fauna e flora, cortado por trilhas que conduzem a nascentes e belas quedas d’água.

SANTANA DO CARIRI

Localizado em uma região repleta de fósseis, a 63 km de Juazeiro do Norte e a 600 km de Fortaleza, o município tem um bem-aparelhado Museu de Paleontologia, administrado pela Universidade Regional do Vale do Cariri, com mais de 700 fósseis de peixes, insetos, répteis e vegetais do Período Cretáceo, material conservado no solo agreste por mais de 100 milhões de anos. Referência sobre o tema, o museu conta com guias treinados para orientar o visitante em seu passeio pelas maravilhas da pré-história impressas na pedra. Santana do Cariri tem ainda como atrativos o antigo casarão colonial do Coronel Felinto, que preserva móveis e utensílios do fundador da cidade, e o mirante do Pontal de Santa Cruz, de onde se tem uma vista panorâmica do Vale do Cariri.


Voltar

Juazeiro do Norte, Nova Olinda e região

Acessos

Por via rodoviária

Fortaleza-Juazeiro do Norte: BRs 116, 230, 122.
Fortaleza-Nova Olinda: BRs 116, 230, CE-292.

Por via aérea

O Aeroporto de Juazeiro do Norte tem conexões para as principais capitais brasileiras.

Distâncias

Fortaleza-Juazeiro do Norte: 538 km
Fortaleza-Nova Olinda: 590 km


Voltar