Ceará

Área 148.825km²
(1,7% do território nacional)
Habitantes 8.097.276
(4,5% da população nacional)
Capital Fortaleza

Ceará

Jericoacoara e região

A praia de nome longo e beleza rara é um verdadeiro oásis que desponta entre imensas dunas, com até 30 m de altura. Aldeia de pescadores artesanais que se manteve isolada do mundo até a década de 1980 – o acesso continua praticamente impossível para veículos urbanos –, Jericoacoara ganhou rápida projeção internacional como um dos destinos turísticos mais célebres do Brasil.

Trata-se de um distrito do município de Jijoca de Jericoacoara, cujo centro fica 25 km distante. A praia de Jericoacoara tem cerca de 2 mil dos quase 17 mil moradores da cidade. Em 2002, passou a ser protegida com a criação de um Parque Nacional, fato que ordenou e limitou as novas construções na vila.

O cenário de mar claro e com poucas ondas, açoitado por vento constante, cercado por falésias e imensas dunas brancas é muito apreciado por ecoturistas e praticantes de windsurf e kitesurf, freqüentadores constantes de Jericoacoara. Entre os programas disponíveis estão os passeios de bugue até lagoas da região e caminhadas pela trilha que leva à escultura natural da Pedra Furada, símbolo da praia. Por trás da rusticidade aparente, o visitante encontra hotéis, gastronomia e comércio sofisticados.

Jericoacara proporciona um espetáculo da natureza aos seus visitantes. É diário, e de graça. Como o mar está a Oeste, o sol se põe no mar. Basta escolher um lugar para apreciar o pôr-do-sol. É uma visão magnífica. Uma vez por ano, no equinócio de inverno, o sol se põe exatamente no meio da Pedra Furada. A natureza tem seus mistérios...

Jericoacoara e região

Principais Atrativos

Praias

A praia de Jericoacoara tem cerca de 2 km de extensão, dividida em duas por uma ponta de areia – à esquerda fica a praia da Vila e à direita a da Malhada. Barcos de pesca balançam na enseada da vila, defronte aos bares e restaurantes que se esparramam à sombra dos coqueiros. O sol se põe no mar, e a duna de 30 m existente no canto Oeste da praia é ponto de confraternização de turistas no fim de tarde, que se juntam para assistir ao espetáculo diário da natureza. No canto Leste, dezenas de windsurfistas saltam sobre as ondas impulsionados pelo vento, enquanto outros aprendem a se equilibrar sobre as pranchas na piscina natural que se forma defronte à vila quando a maré baixa.

Pedra Furada

A caminhada até a Pedra Furada é programa obrigatório para quem deseja conhecer toda a beleza de Jericoacoara. O caminho pode ser pela beira da praia (se a maré estiver baixa) ou pela trilha do Morro do Serrote. O melhor é ir por um e voltar por outro, porque em ambos os casos o visual é magnífico, com pequenas praias desertas envoltas por soberbos penhascos e falésias de areia alaranjada. Ao fim de 2 km, o arco vazado da Pedra Furada impressiona, ainda mais quando se toma conhecimento de um detalhe intrigante: no equinócio de inverno, o sol se põe exatamente no furo da pedra. Farol de Jericoacoara Localizado no topo do Morro do Serrote, o farol é um mirante que oferece uma panorâmica de 360 graus sobre a cidade e o Parque Nacional de Jericoacoara, além de ser um excelente ponto para admirar o pôr-do-sol.

Jijoca de Jericoacoara

Em Jijoca ficam as lagoas Azul e Paraíso, nas quais os ventos alísios propiciam excelentes condições para os esportes de vela. O acesso é feito por meio de bugue e veículos com tração 4x4 que partem da vila de Jericoacoara. As lagoas também são ótimas para banho, passeios de caiaque e mergulho livre.

Parque Nacional de Jericoacoara

A vila de Jericoacoara está inserida no Parque Nacional de mesmo nome, com 200 km² de área entre as praias do Preá e Guriú. O parque protege as dunas e vegetação de restinga da região.


Voltar

Jericoacoara e região

Atividades

Passeios de bugue

Os passeios até as lagoas Azul e do Paraíso têm diversas paradas pelo caminho. Outro roteiro leva à Lagoa de Tatajuba, com visita à praia de Rio Guriú, onde é possível pegar cavalos marinhos nas mãos, e as ruínas do antigo povoado de Tatajuba, soterrado pelas dunas.

Passeio a cavalo

Os passeios a cavalo partem da praia da vila de Jericoacoara e percorrem a praia da Malhada e a piscina da Princesa até chegar à Pedra Furada. Outra opção é ultrapassar a duna do pôr-do-sol e percorrer a longa praia deserta que leva até Mangue Seco.

Voltar

Jericoacoara e região

Gastronomia

Apesar de ser um lugar aparentemente rústico, Jericoacoara oferece uma rede gastronômica composta por restaurantes charmosos e bem decorados, além de bares convidativos. Os cardápios privilegiam os frutos do mar, mas também oferecem variadas opções internacionais.

Voltar

Jericoacoara e região

Artesanato

O artesanato em Jericoacoara é variado: dos adereços praianos vendidos em rústicas barracas ou na rua até peças exclusivas expostas nas vitrinas refinadas. A palha, a madeira e o crochê são as principais matérias-primas.

Voltar

Jericoacoara e região

Arredores

Parque Nacional de Ubajara

O parque ocupa uma área de 6.288 hectares na cidade de Ubajara, a 180 km de Jericoacoara e a 324 km de Fortaleza. A principal atração é a gruta de Ubajara, com 1.120 m de extensão e oito salões. O trajeto até ela pode ser feito a pé (são necessárias 2h30 para vencer os 3 km em terreno acidentado) ou de teleférico, alternativa bem mais rápida – bastam 5 min.


Voltar

Jericoacoara e região

Acessos

Por via rodoviária

De Fortaleza: BR-222, BR-402, CE-085 e CE-179. São 282 km até Jijoca. Os últimos 25 km até Jericoacoara exigem veículos 4x4 e conhecimento do lugar.

Distâncias de Jericoacoara

Fortaleza: 310 km


Voltar