Ceará

Área 148.825km²
(1,7% do território nacional)
Habitantes 8.097.276
(4,5% da população nacional)
Capital Fortaleza

Ceará

Fortaleza e região

Com 2,4 milhões de habitantes, Fortaleza é a quarta cidade mais populosa do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Cosmopolita e hospitaleira, esparramada à beira de praias de areias brancas, coqueiros e céu azul, a capital cearense seduz o visitante com encantos variados – artesanato e comida típica, folclore, povo alegre e simpático, efervescência cultural e movimentada vida noturna.

Passear pela cidade é um prazer. O melhor lugar é a avenida Beira-Mar, entre as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, onde há bons hotéis, restaurantes e bares. Cedo, pela manhã, ou no fim de tarde, o calçadão torna-se passarela e ponto de encontro. À noite, no mesmo local, todos se reúnem novamente na feira de artesanato.

A cultura regional tem espaços próprios, como o Theatro José de Alencar, o Centro de Turismo e o Centro Cultural Dragão do Mar. Fortaleza também é cidade preparada para receber grandes eventos – o Centro de Convenções do Ceará tem condições para realizar até cinco eventos simultâneos.

Fortaleza é uma cidade cheia de possibilidades. Passear de bugue pelas dunas, soltar as amarras da rotina e navegar de jangada pelas lagoas e pelas enseadas de mar tranqüilo, apreciar o artesanato de rendas, cipó, bambu, palha de carnaúba, madeira, couro, as garrafinhas com desenhos de areias coloridas, provocar o paladar com a mistura de sabores do litoral e do sertão, ouvir um duelo de repentistas, ou seguir o trio elétrico...

As belezas, encantos e a boa infra-estrutura de Fortaleza se multiplicam nos arredores, nas praias de Cumbuco, São Gonçalo do Amarante, Lagoinha e Trairi, com águas azul-turquesa ou verde esmeralda, dunas branquíssimas a perder de vista, jangadeiros com velas infladas pelo vento... E mais promessas de alegria e diversão.

Fortaleza e região

Principais Atrativos

Praias

Fortaleza tem 14 belas praias. Iracema, Meireles e Mucuripe são as mais freqüentadas, devido à localização central e completa infraestrutura. Ali estão os principais hotéis da cidade, lojas de grife, bons restaurantes. A orla é ocupada por bares ao ar livre, pistas de esporte e uma grande feira noturna de artesanato. A Praia do Futuro, mais distante e com 8 km de extensão, tem areias finas e barracas que servem comidas típicas e promovem festas noturnas.

Centro Cultural Dragão do Mar

Principal espaço cultural da cidade, abriga o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo e o Memorial da Cultura Cearense, com vasta coleção de peças que retratam os diversos segmentos da cultura no estado – inclusive um andar inteiro dedicado ao universo dos vaqueiros. Há também praças de artesanato, palco para shows, biblioteca, planetário, teatro e cinemas. O complexo é complementado por bares e restaurantes instalados em sobrados antigos restaurados. Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema. Terça a quinta, 9h às 17h30; sexta a domingo, 14h às 21h30.

Theatro José de Alencar

Construído em 1910, é composto por dois blocos com diferentes estilos arquitetônicos. O da frente é neoclássico e o de trás apresenta uma curiosa estrutura metálica trazida da Escócia, com belíssimos vitrais art nouveau. As duas construções e os jardins projetados por Burle Marx só podem ser visitados com acompanhamento de guia. Praça José de Alencar. Segunda a sexta, 8h às 17h; sábado, 8h às 12h.

Centro de Turismo

A antiga Casa de Detenção, construída entre 1850 e 1866, abriga museus de arte, cultura popular e minerais, além de mais de 100 lojas de artesanato. Rua Senador Pompeu, 350. Segunda a sábado, 7h às 18h; domingo, 7h às 12h.

Museu do Ceará

Acervo com mais de 7 mil peças que retratam a história e cultura do estado, entre vestimentas, móveis, cordéis e fósseis. Guarda preciosidades como os objetos pessoais do Padre Cícero e um punhal do cangaceiro Lampião. Rua São Paulo, 51. Terça a domingo, 9h às 17h.

Casa José de Alencar

Sobrado de 1823 onde nasceu José de Alencar, no qual estão expostos objetos pessoais do escritor, considerado um dos mais importantes na história da literatura brasileira. Avenida Washington Soares, 6.055, Alagadiço Novo. Segunda a sexta, 8h às 17h; sábado, 8h às 14h.


Voltar

Fortaleza e região

Atividades

Passeios

Os passeios de bugue pelas praias da Costa do Sol Nascente (Aquiraz, Caponga, Beberibe) ou da Costa do Sol Poente (Cumbuco, Treiri, Lagoinha) incluem paradas para banho de mar, mergulho e compras de artesanato. Um passeio mais radical, até Jericoacoara, tem percurso de 330 km, metade cumprido pela praia, com três pernoites e uma visita à Pedra Furada.

Mergulho

Barcos que partem do porto de Mucuripe levam 50 minutos para percorrer os 18 km até o Parque da Pedra da Risca do Meio, unidade de conservação marinha, considerada um dos melhores pontos do país para a prática de mergulho, pela exuberante vida marinha e a alta visibilidade.


Voltar

Fortaleza e região

Gastronomia

A culinária cearense é uma saborosa mistura das influências portuguesa, indígena e africana. Centrada nos frutos do mar, contempla também receitas do sertão. O resultado é uma mistura inigualável de sabores. Da pesca surgem pratos como a pescada cearense, o camarão ensopado, a lagosta e o caranguejo, enquanto o interior colabora com a carne de sol, o baiãode- dois, a macaxeira e o cuscuz de milho. Em Fortaleza, os melhores restaurantes regionais estão localizados ao longo da avenida Beira- Mar, na praia de Iracema e no pólo gastronômico da Varjota.

Voltar

Fortaleza e região

Artesanato

A mulher rendeira é personagem tradicional do Ceará, e os trabalhos por ela produzidos (rendas, bordados, filés, labirintos, crochês) são a expressão máxima do artesanato local. Fortaleza oferece também artigos feitos com cipó, bambu, palha de carnaúba, madeira e couro. As diversas tendências podem ser apreciadas em vários locais da capital – destaque para o Mercado Central, a Feirinha da avenida Beira-Mar, o Ceart e o Centro de Turismo.

Voltar

Fortaleza e região

Negócios e Eventos

Com cerca de 25 mil leitos disponíveis na rede de hospedagem, Fortaleza é um dos pólos nordestinos do turismo de negócios. O principal local para eventos é o Centro de Convenções do Ceará, com capacidade para 2,8 mil pessoas.

Fortal

O Fortal, uma das maiores micaretas (Carnaval fora de época) do Brasil, é realizado no último fim de semana de julho na Cidade Fortal, área construída especialmente para o evento, onde os trios elétricos puxam blocos de foliões vestidos com seus típicos abadás.

Ceará Music

O Ceará Music é um festival de música predominantemente pop-rock, realizado entre outubro e novembro, com músicos e bandas nacionais. As apresentações dividem-se entre o Marina Park Hotel e o Mucuripe Club e chegam a reunir 50 mil pessoas por noite em seus vários ambientes.


Voltar

Fortaleza e região

Arredores

MUSEU DA CACHAÇA

Ocupa um antigo casarão de 1846, localizado no município de Maranguape, a 20 km da capital cearense. Apresenta todo o processo de fabricação da cachaça, com maquinário e tonéis de armazenamento. O principal deles, com capacidade para 374 mil litros, é considerado o maior barril do mundo. Acesso pela rodovia CE-065, bairro Senador Virgílio Távora. Terça a domingo, 8h30 às 17h.

CUMBUCO

Ponto de encontro dos moradores de Fortaleza nos fins de semana, a praia localizada no município de Caucaia, a 28 km da capital, tem um cenário de sonho tropical: coqueiros, restingas, mar azul-turquesa cristalino, lagoas e quilômetros de dunas. Uma das atrações é a possibilidade de alugar uma jangada e, devidamente guiado pelo jangadeiro, sair ao sabor dos ventos constantes que sopram na região – os mesmos que atraem adeptos de windsurf e kitesurf. Outros esportes náuticos, como canoagem, iatismo e jet ski, são praticados na Lagoa da Banana.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Os visitantes se encantam com o tom verde-esmeralda das águas em praias como Pecém e Taíba, duas das mais movimentadas da cidade, ambas com razoável estrutura hoteleira. Nas lagoas Prejubaca, dos Tocos e do Coração, a pesca esportiva divide espaço com os esportes náuticos. São Gonçalo do Amarante fica a 60 km de Fortaleza.

PRAIA DA LAGOINHA

Com várias enseadas em forma de meia lua, cercada por falésias, a praia de Lagoinha tem bons hotéis e barracas que oferecem saborosos pratos de frutos do mar. Andar de bugue ou quadriciclo pelas dunas da região é uma aventura que pode ser contratada ali mesmo, na praia. A Lagoinha é o ponto turístico mais conhecido do município de Paraipaba, localizado a 92 km de Fortaleza, cujos 15 km de litoral têm outras belas praias, como Camboas e Pedra Aguda, e lagoas quase intocadas.

TRAIRI

Localizado a 120 km de Fortaleza, o município tem praias calmas e mornas, como Guajiru, Flecheiras, Mundaú e Emboaca, emolduradas por cenários bucólicos típicos das vilas de pescadores. É um lugar muito procurado para mergulho. Há boas pousadas à beira-mar, excelentes opções para quem busca um pouco de sossego. O povoado surgiu no início do Século XVII, quando os índios da tribo dos Pitiguaras se estabeleceram na região. A vila nasceu em 1863, e em 1955 a cidade foi instalada.

GUARAMIRANGA

Pequena e aconchegante cidade no alto do maciço de Baturité, a 108 km de Fortaleza, tem temperatura média de 20°C – um “frio de lascar” para a maioria dos cearenses. Do mirante do Pico Alto, a 1.115 m de altitude, é possível avistar parte do sertão cearense. Guaramiranga é conhecida também como grande produtora de flores.


Voltar

Fortaleza e região

Acessos

Por via rodoviária

A BR-116 liga Fortaleza às principais capitais do país.

Por via aérea

Vôos regulares partem das principais capitais brasileiras.

Distâncias de Fortaleza

Brasília: 2.290 km
São Paulo: 3.144 km
Rio de Janeiro: 2.838 km
Salvador: 1.403 km


Voltar