Ceará

Área 148.825km²
(1,7% do território nacional)
Habitantes 8.097.276
(4,5% da população nacional)
Capital Fortaleza

Ceará

Canoa Quebrada e região

Os hippies foram os maiores responsáveis pela divulgação da beleza estonteante de Canoa Quebrada, na Costa do Sol Nascente, a 170 km de Fortaleza, nos anos 1970. O vilarejo de pescadores, distrito do município de Aracati, não demorou para se transformar num dos principais destinos turísticos do Nordeste, com suas falésias em tons avermelhados, dunas de areias claras, mar de águas verdes e calmas e um belo pôr-do-sol.

Hoje, a infra-estrutura de Canoa Quebrada oferece bons hotéis e pousadas. No calçadão central – a rua Dragão do Mar, mais conhecida como “Broadway” –, há concentração de boates e bares embalados pelos ritmos do forró, do reggae, do axé, do pop e do rock. Os quadros de areia colorida em garrafa e o labirinto, renda de origem árabe tramada com desenhos geométricos, são artigos de destaque no artesanato local.

Apesar de todas as mudanças, a pesca é ainda realizada em jangadas, um dos símbolos do Ceará. Pratos como peixe frito ou caranguejo preparado com leite de coco podem ser degustados em barracas de praia e restaurantes especializados, devidamente acompanhados pela refrescante água de coco típica da região.

Aracati tem outras atrações além de Canoa Quebrada, como os casarões, igrejas, praças e monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre os destaques estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, edificada em 1785, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, de 1774, e o sobrado do Barão de Aracati, onde funciona o Museu Jaguaribano, cujo acervo guarda objetos, utensílios e artefatos do período colonial. O Carnaval na cidade é um dos mais animados do Ceará.

Canoa Quebrada e região

Principais Atrativos

Praias

A praia de Canoa Quebrada é a estrela, mas o litoral em torno dela tem coadjuvantes sedutoras como Marjolândia, onde são produzidas as célebres garrafas de areias coloridas; Lagoa do Mato, com dunas, coqueiros e falésias; Ponta Grossa e Redondas, vilas de pescadores com falésias avermelhadas e arrecifes, e Peixe Gordo, com várias lagoas nas proximidades do mar.


Voltar

Canoa Quebrada e região

Atividades

Passeio de bugue

Em Canoa Quebrada é possível contratar passeios de bugue que percorrem várias praias da região, parando em atrações como os ateliês em que são feitas as garrafas de areias coloridas. Há diferentes percursos, durações e preços.


Voltar

Canoa Quebrada e região

Arredores

BEACH PARK

Trata-se de um dos maiores parques aquáticos da América Latina, principal atração do município de Aquiraz, antiga capital do Ceará, localizado a 26 km ao Sul de Fortaleza. Ocupando uma área de 170 mil m², o complexo instalado à beira-mar tem várias piscinas e toboáguas – alguns deles radicais –, bares, lojas, restaurantes e até um resort de luxo com 172 apartamentos.

CENTRO DAS RENDEIRAS

Fica na localidade de Prainha, em Aquiraz. É um dos últimos locais do estado onde ainda se tece a renda de bilro. Há peças de vários tipos, tamanhos e preços à venda, de porta-copos a toalhas de mesa.

CASCAVEL

A praia mais famosa do município localizado a 60 km ao Sul de Fortaleza é Caponga, na qual a pesca é ainda feita artesanalmente, com jangadas. Acompanhar o vaivém das embarcações é um atrativo para os turistas. O mar é aberto e com ondas fortes, mas uma barreira de corais propicia a formação de piscinas naturais quando a maré baixa. Outras belas praias de Cascavel são a de Águas Belas, com uma piscina natural formada pelas águas represadas do Riacho Fundo, a da Barra Nova e a do Balbino.

BEBERIBE

Do município localizado a 80 km de Fortaleza saem as areias coloridas usadas para criar o souvenir mais tradicional do Ceará, os desenhos feitos em garrafas de areia. Em praias como Morro Branco, as areias se espalham por imensas falésias à beira-mar e contrastam com o verde dos coqueiros e o azul das águas, compondo um pitoresco cenário. Outras atrações de Beberibe são a gruta da Mãe d’Água, na Praia das Fontes, e 50 km de belas praias, com destaque para a de Uruaú, com sua lagoa perfeita para a prática de esportes aquáticos, e a do Canto Verde, conhecida como “praia ecológica” pela preservação das dunas, coqueirais e lagoas.


Voltar

Canoa Quebrada e região

Acessos

Por via rodoviária

De Fortaleza: BR-116, BR-304.

Distâncias

Fortaleza: 170 km


Voltar