Ceará

Área 148.825km²
(1,7% do território nacional)
Habitantes 8.097.276
(4,5% da população nacional)
Capital Fortaleza

Nordeste

Ceará

Coqueirais, dunas, falésias, areias brancas e enseadas, o mar com várias tonalidades de azul... Os 580 km do litoral cearense têm praias de todos os tipos, algumas entre as mais famosas do Brasil, como Canoa Quebrada e Jericoacoara, procuradas por turistas de todo o mundo.

O Ceará tem outros encantos além de seu privilegiado litoral. Com área de 146,3 mil km² e população de 8,2 milhões de habitantes, o estado abriga cidades históricas como Barbalha; serranas, como Guaramiranga, e típicas dos sertões brasileiros, como Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, considerado santo no Nordeste.

Diversidade semelhante também se verifica na culinária, que tem espaço tanto para os pratos litorâneos, à base de frutos do mar – pescada, camarão, lagosta e caranguejo –, quanto para receitas sertanejas como carne de sol, baião-dedois, macaxeira e cuscuz de milho.

A capital, Fortaleza, quarta cidade mais populosa do Brasil, é cidade moderna, cosmopolita e hospitaleira, com intensa vida noturna e cultural, belas praias e ótima infra-estrutura para lazer, diversão, negócios e eventos.

Os atrativos turísticos se espalham por todo o estado, como o Beach Park, em Aquiraz, um dos maiores parques aquáticos da América Latina; a praia de Caponga, em Cascavel, com pousadas, hotéis e barracas à beira-mar; as areias coloridas de Beberibe; as ondas da Lagoinha, em Paraipaba; as praias de Pecém e Taíba,em São Gonçalo do Amarante; a gruta de Ubajara, os fósseis de Santana do Cariri...

A variedade de atrativos e as boas estruturas gastronômica e hoteleira fazem do Ceará um dos principais destinos turísticos no país.