Bahia

Área 564.692km²
(6,6% do território nacional)
Habitantes 13.815.334
(7,6% da população nacional)
Capital Salvador

Bahia

Linha Verde / Mata de São João

A Linha Verde é o trecho de 142 km da rodovia BA-099 que vai da Praia do Forte, em Mata de São João, a Mangue Seco, no município de Jandaíra. Além de dar acesso a belas praias e outros recantos da natureza, o nome se refere ao fato de a rodovia ter sido uma das primeiras no país construída a partir de estudos de impacto ambiental.

O trajeto passa por alguns dos destinos mais qualificados do litoral baiano, como a Praia do Forte e a Costa do Sauípe, sede de um sofisticado complexo turístico. Na extremidade oposta da Linha Verde está Mangue Seco, já na divisa com o Sergipe, conhecida por ter sido cenário de uma novela de TV no fim da década de 1980.

Linha Verde / Mata de São João

Principais Atrativos

Praia do Forte

Localizada a 75 km de Salvador, a Praia do Forte dispõe de excelente estrutura de hospedagem, gastronomia e lazer, além de 14 km de litoral bem preservado, com piscinas naturais, areias claras e coqueiros. Alguns pontos oferecem boas condições para mergulho, enquanto outros possuem ondas ideais para o surfe. O Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte mantêm bases na praia e suas instalações são atrativos adicionais do lugar.

Projeto Tamar

A sede do Projeto Tartarugas Marinhas, mantido pelo Ibama na Praia do Forte, possui tanques com tubarões, tartarugas marinhas e peixes, além de viveiros com filhotes de tartaruga. A base do Tamar oferece também restaurante e loja de suvenires. Avenida Antônio Carlos Magalhães, ao lado da igreja de S. Francisco.

Instituto Baleia Jubarte

O Instituto Baleia Jubarte faz pesquisas e oferece passeios para observação de baleias a partir da Praia do Forte, entre julho e outubro. Avenida do Farol, ao lado da Lagoa Timeantube. Castelo Garcia D’Ávila Localizado na Praia do Forte, serviu de sede à sesmaria de Garcia D’Ávila, que desembarcou na região em 1549. Além do casarão, abriga a Capela de Nossa Senhora da Conceição e oferece uma bela vista da região. Reserva da Sapiranga A reserva ocupa uma área de 600 hectares de Mata Atlântica, com trilhas que permitem conhecer de perto a fauna e a flora, com espécies típicas da região.

Imbassaí

Separada do mar pelo rio Imbassaí, a pequena vila localizada a 77 km de Salvador oferece ao visitante um cenário paradisíaco de areias claras, mar azul e coqueirais, com a exuberância da Mata Atlântica ao redor. Há muitas opções para a prática do ecoturismo e de esportes – destaque para pesca, canoagem e rafting –, além de passeios e trilhas em meio à natureza.

Costa do Sauípe

Distante 113 km da capital baiana, a praia tem acesso restrito aos hóspedes e convidados de um sofisticado complexo turístico formado por seis hotéis de luxo e seis pousadas temáticas, empreendimento que oferece completa estrutura de gastronomia, esportes (surfe, windsurf, tênis, golfe), lazer (trilhas, tirolesa, passeios de quadriciclo) e espaço para crianças. É também um destino bastante requisitado para turismo de negócios e eventos.

Sítio do Conde

Tem 40 km de praias, a maior parte cercadas por dunas. Pela beleza, destaque para Barra do Itariri, uma vila de pescadores; Siribinha, de onde saem passeios a barco pelo rio Itapicuru; e Barra do Itapicuru, cujo acesso só é possível com veículo 4x4. Sítio do Conde fica a 202 km de Salvador.

Mangue Seco

Localizado a 250 km de Salvador, é o distrito mais famoso do município de Jandaíra, porta de entrada da Bahia no sentido Norte-Sul. Sem acesso regular para veículos, preserva suas características de vilarejo de pescadores, com casebres simples, ruas de terra, manguezais e imensas dunas brancas, cenários mostrados na novela Tieta do Agreste, filmada ali em 1989. Jandaíra tem outras belas praias, como a do Coqueiro e a Costa Azul, onde a paisagem inclui rios, lagoas e coqueirais.


Voltar

Linha Verde / Mata de São João

Atividades

Esportes de natureza

Passeios de bicicleta ou quadriciclo, trekking, cavalgadas, pesca esportiva, expedições noturnas para assistir à desova das tartarugas marinhas e arvorismo são alternativas de lazer esportivo à disposição de quem visita a região de Mata de São João.

Voltar

Linha Verde / Mata de São João

Acessos

De Salvador: BR-324, BA-093, BA-505.

Distâncias de Mata de São João

Salvador: 56 km
Mangue Seco – Salvador: 250 km


Voltar