Bahia

Área 564.692km²
(6,6% do território nacional)
Habitantes 13.815.334
(7,6% da população nacional)
Capital Salvador

Nordeste

Bahia

Mais de 1 mil km de litoral, calor o ano todo, riqueza histórica, povo simpático e acolhedor, efervescência cultural, culinária peculiar, festas animadíssimas... A Bahia tem ingredientes que a tornam um destino único, capaz de encantar tanto os brasileiros oriundos de outros estados quanto os visitantes estrangeiros. Não por acaso, o turismo se tornou a principal atividade econômica do Estado, que tem 14 milhões de habitantes em 567,7 mil km² de área.

Palco de um dos carnavais mais animados do país, a Bahia é um estado acolhedor e receptivo – símbolo disso é o fato de fazer divisa com outros oito estados, um recorde absoluto. E foi na Bahia que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou para iniciar a colonização européia no Brasil.

A capital, Salvador, é a maior cidade do Nordeste e terceira maior do país, com 2,7 mihões de habitantes. A influência da colonização africana – presente na religiosidade, na culinária e na música – revela-se por inteiro no Pelourinho, região de Salvador com centenas de construções históricas.

Principal ícone turístico da Bahia, Salvador tem excelente infra-estrutura para receber visitantes, com ampla rede de hospedagem e gastronomia. Apesar de toda a beleza natural e do patrimônio cultural – e também em decorrência disso –, tornou-se um importante destino do turismo de negócios e eventos.

Com o calor permanente assegurado pelo clima tropical, muitas das paradisíacas praias baianas se tornaram conhecidas nacional e internacionalmente, como Porto Seguro, Morro de São Paulo, Costa do Sauípe e Mangue Seco. Já a Chapada Diamantina é um dos principais pólos de ecoturismo do Brasil.