Amazonas

Área 1.570.745km²
(18,5% do território nacional)
Habitantes 3.232.330
(1,8% da população nacional)
Capital Manaus

Norte

Amazonas

O Amazonas é o estado dos superlativos. Mais extensa unidade da federação brasileira, com quase 1,6 milhão de km², abriga parte significativa da Floresta Amazônica, a maior do planeta, e é cortada pelo rio Amazonas, o mais volumoso domundo,com 6.437 km. Nele estão os dois maiores arquipélagos fluviais da Terra – Mariuá, com cerca de 1,2 mil ilhas, e Anavilhanas, com 400 ilhas. No território amazonense fica também o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, com 2.994 m de altitude.

Os 3,5 milhões de habitantes do Amazonas resultam da miscigenação que envolveu indígenas e imigrantes africanos, asiáticos e europeus, além de brasileiros de diversas origens, especialmente nordestinos. A estatística oficial de composição étnica indica que 67% da população do estado é mestiça.

Principal pólo industrial da região Norte, o Amazonas tem no turismo ligado à natureza uma importante fonte de renda. O visitante pode se hospedar em hotéis no meio da selva, viajar de barco pelos rios da região, admirar a formação do rio Amazonas no encontro das águas dos rios Negro e Solimões ou realizar expedições para observação de pássaros com guias especializados, entre outras opções turísticas.

Manaus, a capital, reúne importante patrimônio histórico e cultural. Destacamse também como destinos turísticos do Amazonas as cidades de Barcelos, muito procurada por adeptos da pesca esportiva, e Parintins, que em junho realiza um grande festival folclórico. A reserva ecológica Mamirauá, cuja base está localizada no município de Tefé, é referência internacional em práticas de desenvolvimento sustentável.