Alagoas

Área 27.767km²
(0,32% do território nacional)
Habitantes 3.015.912
(1,6% da população nacional)
Capital Maceió

Alagoas

Maragogi e Costa dos Corais

Com cerca de 25 mil habitantes, Maragogi é um daqueles lugares especiais, mágicos, que inebriam os sentidos. Segundo mais importante destino turístico de Alagoas, foi abençoado pela natureza com uma barreira de arrecifes a 6 km da costa – as Galés – que, na maré baixa, permite a formação de piscinas translúcidas, excelentes para mergulho. O município possui 12 belas praias de águas claras e areia branca, emolduradas por coqueirais e protegidas pelos arrecifes.

Maragogi é o pólo turístico da região conhecida como Costa dos Corais, formada por Paripueira, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Barra do Camaragipe e Japaratinga, bucólicos povoados de casas e gente simples que começam a descobrir no turismo um complemento para a renda da pesca artesanal e da agricultura de subsistência. A Reserva Ambiental do Peixe-boi, trilhas para trekking e vôos de ultraleve são outros atrativos a serem desfrutados nesta belíssima região do litoral alagoano.

Há boas opções de hospedagem na cidade, desde charmosas pousadas até resorts de luxo. Bares e restaurantes privilegiam a culinária local baseada em frutos do mar – peixadas e pratos feitos com camarão e goiamum, caranguejo típico da região.

Maragogi e Costa dos Corais

Principais Atrativos

Praias

A praia central de Maragogi é a mais bem-estruturada para receber turistas. É ponto de partida dos barcos que fazem o passeio às Galés e tem bares, restaurantes e posto de informações turísticas. As outras são Peroba, Barra Grande, São Bento, Japaratinga, Bitingui, Ponta do Mangue, Xaréu, Burgalhau, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Praia do Pontal, onde fica a foz do rio Manguaba e a balsa que faz a travessia para São Miguel dos Milagres e o restante da Costa dos Corais. Algumas das praias abrigam casas de veraneio e vilas de pescadores, outras são praticamente desertas, mas todas dotadas de grande beleza natural.

Piscina natural das Galés

Localizadas a 6 km da praia de Maragogi. Na maré baixa, lanchas e catamarãs dos hotéis e restaurantes da orla transportam dezenas de turistas até as piscinas que se formam entre os arrecifes. Os passeios duram 2h e os próprios barcos fornecem máscara e snorkel para que os visitantes possam apreciar a vida marinha do lugar. A melhor época para visitar as Galés é entre dezembro e março, quando as águas atingem seu nível máximo de limpidez.

Fazenda e Engenho Marrecas

Construído no Século XVII, época em que os engenhos de açúcar existiam em grande número na região, o Engenho Marrecas é o principal referencial histórico de Maragogi. Hoje funciona como hotel-fazenda e fica na localidade de São Gonçalo, a 15 min do Centro.

Bolos de goma

Os sequilhos produzidos artesanalmente no povoado de São Bento são uma tradição de Maragogi. Feitos com goma de mandioca, maisena, manteiga e leite de coco e moldados um a um em forma de conchas antes de ir ao forno, são vendidos pelas moradoras em suas casas ou na pequena fábrica existente no local.


Voltar

Maragogi e Costa dos Corais

Eventos

Muito procurada pelos adeptos de windsurf e kitesurf, em razão dos bons ventos e águas calmas, Maragogi promove em outubro o Festival de Velas, uma das etapas da Copa Brasil de Windsurf. Na ocasião, também é realizada uma competição entre jangadeiros locais.

Voltar

Maragogi e Costa dos Corais

Arredores

COSTA DOS CORAIS

Paripueira, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Barra do Camaragipe são alguns dos municípios alagoanos que integram a chamada Costa dos Corais, um litoral com belas praias entre Maceió e Recife. Dividindo o mesmo bucolismo e os mesmos cenários paradisíacos, a maior parte deste litoral é protegida pela barreira de arrecifes das Galés, que se estendem por 130 km desde Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, no Pernambuco. Isto lhes garante águas tranqüilas e excelentes para banho e prática de esportes como vela, caiaque e mergulho. Em algumas delas, como na Praia do Toque, em Porto de Pedras, o cenário natural é complementado por pousadas charmosas e boas opções gastronômicas.


Voltar

Maragogi e Costa dos Corais

Acessos

Por via rodoviária

De Maceió: AL-101 até São Luís do Quitunde, AL-435 para Barra do Camaragipe, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua e Porto de Pedras. A estrada tem trechos de terra e em Porto de Pedras é necessário usar balsa para atravessar o rio Manguaba e chegar a Paripuera e Maragogi.

Distâncias de Maragogi

Maceió: 257 km
Recife: 135 km
Brasília: 2.185 km
Rio de Janeiro: 2.280 km
São Paulo: 2.590 km


Voltar